Na madrugada deste domingo (15), cinco colombianos foram presos em flagrante após furtarem 38 celulares durante uma festa de música eletrônica em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. A Polícia Militar encontrou com os suspeitos não apenas os celulares, mas também um relógio de luxo da marca Rolex, baterias portáteis, chips, pequenas porções de drogas e outros objetos.
Segundo informações da polícia, o grupo era composto por três homens e duas mulheres, que estão no Brasil há alguns meses. Dois deles já possuíam passagens anteriores por furto. Todos os membros da quadrilha têm algum tipo de relação familiar ou contato próximo, incluindo mãe e filho, e eram especializados nesse tipo de crime.
Durante a abordagem, foram encontrados três rolos de papel alumínio com os criminosos, usados para tentar bloquear o sinal dos celulares e impedir o rastreamento dos aparelhos furtados. Muitos dos celulares apreendidos já estavam sem os chips, numa tentativa dos criminosos de evitar que as vítimas localizassem seus dispositivos.
O tenente Pedro Barboza, da Polícia Militar, explicou que a quadrilha utilizava técnicas para dificultar o rastreamento dos celulares pelas vítimas. Ele orientou as vítimas a comparecerem à Delegacia de Santa Luzia para reconhecerem e recuperarem seus pertences.
Além disso, a Polícia Militar solicitou o apoio da Polícia Federal para verificar a situação legal dos colombianos no Brasil, dada a gravidade do crime e a possível atuação internacional da quadrilha.
Foto: PMMG/Divulgação