O presidente do Republicanos em Minas Gerais, Euclydes Pettersen, confirmou nesta sexta-feira, vinte e oito de fevereiro, que o senador Cleitinho Azevedo é o pré-candidato do partido ao governo do estado nas eleições de 2026.

Consultado sobre a indicação, Cleitinho afirmou que sua decisão será tomada apenas no próximo ano. No entanto, garantiu que, caso dispute o cargo, será pelo Republicanos.

Segundo pesquisa da Quaest divulgada na última quinta-feira, vinte e sete de fevereiro, o senador lidera as intenções de voto para o governo de Minas Gerais, com trinta e três por cento. Em seguida, aparecem Alexandre Kalil, com dezesseis por cento, Rodrigo Pacheco, com oito por cento, e o vice-governador Mateus Simões, com quatro por cento.

Nos últimos meses, o nome de Cleitinho foi associado a possíveis filiações ao Novo, partido de seu irmão Gleidson Azevedo, prefeito de Divinópolis, e ao PL, legenda do deputado estadual Eduardo Azevedo, também seu irmão. No entanto, o Novo já definiu apoio à pré-candidatura de Mateus Simões, enquanto o PL pode integrar a chapa de Cleitinho, indicando um vice e um candidato ao Senado.

Para a disputa ao Senado, o PL cogita Nikolas Ferreira, deputado federal, que aposta na aprovação da PEC do deputado Eros Biondini, que reduziria a idade mínima para candidatos ao Senado e à Presidência da República para trinta anos. Caso a proposta não avance, um possível nome do partido seria Domingos Sávio, presidente estadual da sigla.

Já Euclydes Pettersen se licenciou da Câmara dos Deputados para articular sua candidatura ao Senado, sendo substituído por Kátia Dias.

Na semana passada, Cleitinho esteve em Brasília reunido com o ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado estadual Bruno Engler e o vereador de Belo Horizonte Vile, todos do PL, para tratar de estratégias eleitorais para 2026.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado


Avatar

administrator