Grupo Galpão comemora 40 anos


Uma das companhias de teatro mais importantes do Brasil, o Grupo Galpão, que celebra seus 40 anos, ganha as ruas, espaços culturais e praças de sete cidades mineiras com “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão”. O espetáculo, que estreou em 2014, é apresentado como um sarau de músicas e poesias, com direção das atrizes Lydia Del Picchia e Simone Ordones. Além das apresentações, em todas as cidades serão realizados bate-papos voltados a artistas e pessoas em geral interessadas nas artes cênicas. Toda a programação é gratuita.

“’De Tempo Somos’ é um espetáculo que nos desafia enquanto atores e nos proporciona uma relação muito direta com o público: uma abordagem diferente dos textos e, principalmente, das músicas, que já fazem parte do imaginário das pessoas que acompanham o Galpão nesses 40 anos – não é por acaso que algumas das canções são dedicadas a elas. Como é bom poder retornar a esse espetáculo, ter a plateia cantando conosco, e perceber que a história do Grupo se renova e se fortalece”, destaca Lydia Del Picchia, uma das diretoras do espetáculo.

Com direção musical e arranjos de Luiz Rocha, os atores cantam e executam, ao vivo, 25 canções de trabalhos mais antigos como “Corra enquanto é tempo” (1988), “Álbum de Família” (1990), “Romeu e Julieta” (1992), “Um Moliére Imaginário” (1997) e “Partido” (1999), chegando aos espetáculos mais recentes, como “Tio Vânia” e “Eclipse” (ambos de 2011). Além disso, serão apresentadas músicas inéditas, que surgiram em workshops internos, e textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística. “A cantoria é a celebração do encontro, da festa, da disposição para seguir em frente (apesar de tudo que nos faz pender para o chão!), do espírito libertário e contestador inerente a toda reunião festiva”, explica Lydia Del Picchia.

Segundo Simone Ordones, atriz e também diretora do espetáculo, várias músicas que marcaram o repertório de espetáculos do grupo são revisitadas e recontextualizadas: “O foco desse sarau não é ser nostálgico, mas visar o futuro, o que está por vir; celebrar o que foi feito para apontar possíveis caminhos para o futuro”, explica.

Estamos celebrando nossos 40 anos de existência e, também, o retorno do teatro presencial, cara a cara com o público. Que bom! ‘De Tempo Somos’ é o espetáculo do Grupo Galpão em repertório que mais possibilita o nosso encontro como artistas onde o público está. A montagem é versátil e já coube em vários espaços diferentes: teatros, salas de eventos, saguão de cinema, coreto de praças, ruas, lonas de circo. Nesses encontros, coisas maravilhosas acontecem: olhos brilhando, lágrimas, gargalhadas… O público se vê refletido em nós; e nós, neles. Estamos em festa, viva o teatro! Viva o público brasileiro!”, completa Simone Ordones.

A turnê do Grupo Galpão em Minas Gerais é realizada pelo Governo de Minas Gerais e conta com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. As apresentações também têm o apoio cultural das prefeituras municipais de Unaí, Paracatu, João Pinheiro, Corinto, Curvelo, Cordisburgo e Sete Lagoas.

BH Airport recebe premiação

Belo Horizonte, setembro de 2023 – O BH Airport acaba de receber o Prêmio ASQ, em evento na Coreia, sendo reconhecido pelo seu compromisso com a satisfação do cliente, por meio do programa Airport Customer Experience Accreditation. A iniciativa faz parte do Airport Service Quality (ASQ) do Airports Council International (ACI) Word e contribui para que os aeroportos possam melhorar suas práticas para proporcionar ao público viajante uma experiência singular.

Somos o primeiro aeroporto do Brasil a ser reconhecido pelo seu compromisso com a satisfação das pessoas, o que nos dá imenso orgulho. Nos dedicamos diariamente em oferecer a melhor experiência aeroportuária aos clientes, o que começa em sua entrada no estacionamento, passando pelo atendimento no nosso mix de lojas até o acesso à sala de embarque e entrada na aeronave. Ao receber essa certificação temos a certeza que estamos no caminho certo em busca das melhores práticas de mercado”, destaca Herlichy Bastos, diretor de Operações do BH Airport.


De acordo com ele, além das diversas ações diárias, que incluem limpeza, atendimento e acesso aos produtos e serviços, no final do ano passado foi concluída a fase 1 da reforma do Terminal de Passageiros 1. “Somos referência nacional e internacional na qualidade da prestação de serviços, com mais de 90 operações comerciais em todo o terminal. A modernização do terminal, que está cada vez mais bonito e funcional, contribui ainda mais para elevar o nosso patamar de excelência. Seguimos atentos às oportunidades de melhoria para estar sempre em alto nível de qualidade”, destaca.


O programa Airport Customer Experience Accreditation desenvolve a capacidade de longo prazo dos aeroportos para aprimorar o gerenciamento da experiência do cliente. Os terminais participam de um processo abrangente de revisão e treinamento, o que inclui o envolvimento dos profissionais e o desenvolvimento da equipe.

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 60 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

Carnaverata em Diamantina

Uma mistura contagiante de tradição, história e inovação está prestes a tomar conta das ruas de Diamantina. A cidade histórica se prepara para receber um evento único e emocionante que encantará a todos: a Carnaverata será dia 22 de setembro marcando o lançamento oficial para o Carnaval 2024. Com a expectativa de atrair um público aproximado de 5 mil pessoas, a Carnaverata está destinada a se tornar um marco importante na programação de eventos do município.

A celebração promete não apenas entreter, mas também unir a comunidade e receber calorosamente a quem irá viajar para participar dessa experiência única. Promovida pela Prefeitura Municipal de Diamantina, em parceria com a Pulsar Brasil, e com o apoio da Tambasa Atacadistas via Lei de Incentivo à Cultura Federal, a Carnaverata nasce inspirada nas emblemáticas Vesperatas, tradição profundamente enraizada na cultura local e na história desta encantadora cidade mineira.

Atualmente um dos eventos musicais ao ar livre mais tradicionais do Brasil, a Vesperata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais e foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural de Diamantina. Com origem nas práticas tradicionais da cidade no século XIX, o concerto noturno é realizado a céu aberto por bandas que se apresentam no centro histórico do município, unindo cultura e gastronomia local.

Nas famosas Vesperatas, parte integrante da história diamantinense e símbolo do turismo e da cultura brasileira, a comunidade se reúne ao cair da tarde para celebrar a convivência, com música, dança e muita alegria. Então, os músicos se posicionam nas sacadas dos casarões coloniais e tocam para as pessoas nas ruas. Em 2023, a temporada da Vesperata de Diamantina iniciou em abril e vai até o mês de outubro.

Ao trazer à tona a rica herança destes dois eventos tão significativos para a cidade, a Carnaverata forma um mix de inovação, criando um ambiente festivo que une o passado e o presente de maneira cativante. Afinal, a musicalidade de Diamantina sempre foi uma grande potência e o carnaval soube aproveitar isso.

Ao longo dos anos, muitas folias contaram com programação quase exclusiva de atrações musicais diamantinenses. Com o tempo, as rodas de amigos no Beco do Mota, no Porão de Oscar e em tantos outros lugares cantados nas marchinhas de carnaval, originaram bandas que alcançaram renome nacional, mas também grupos que mantêm vivas as tradições de centenários blocos carnavalescos.

Neste lançamento do Carnaval, a cidade quer mostrar como a retomada dessas origens inflaram nos moradores o sentimento de pertencimento, ativando também a criatividade, com a transformação do seu maior produto turístico em Carnaval. A Carnaverata, assim como a Vesperata, são criações genuinamente diamantinenses. E nós temos o prazer de convidar a todos para conhecer!”, declarou Alberis Mafra, Diretor de Cultura da Secretaria de Cultura e Patrimônio de Diamantina.

A programação da Carnaverata será diversificada, vibrante e envolvente. A partir das 17h, os blocos Me Ampara Senão Eu Caio e Sapo Seco irão se concentrar na Rua do Amparo, antecedendo a tão aguardada Carnaverata às 20h, na Rua da Quitanda. O evento continua na Praça do Mercado Velho com o show da banda Iukerê, às 21h. E, às 22h, o DJ Paulo Ribeiro tomará as rédeas da atmosfera musical, abrindo o caminho para a batida empolgante do UH!Bloco, às 23h. A celebração se estenderá até as primeiras horas da madrugada.

Para mais informações e atualizações sobre a Carnaverata, visite o site oficial da Prefeitura diamantina.mg.gov.br, acompanhe o @prefeituradiamantina no Instagram.

Turismo gera 1 em cada 10 novos empregos

No mês de julho, a indústria do Turismo gerou um em cada 10 novos postos de trabalho com carteira assinada no Brasil. Foram criados mais de 16,8 mil empregos nos variados segmentos que fazem parte da atividade turística no país. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30.08) pelo Ministério do Turismo, com base nas informações do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Somente nos sete meses de 2023, o setor empregou cerca de 122 mil pessoas.

O segmento de alojamento e alimentação foi o que mais absorveu pessoas em julho, com a criação de mais de 9,4 mil vagas, seguido do setor de transporte rodoviário de passageiros, com mais de 1,6 mil novos postos. O grupamento de serviços, no qual o setor de Turismo está incluído, admitiu 56.303 novos profissionais.

Entre os estados, São Paulo registrou o maior número de novas contratações, com cerca de 5,6 mil novos postos de trabalho. No Rio de Janeiro, o setor foi o responsável por mais de 2,4 mil vagas e Minas Gerais, foram mais de 2,1 mil novos profissionais trabalhando no Turismo do estado.

NOVO CAGED – Plataforma desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego que gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia adotada visa assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados.

Seminário Sindicalismo e Associativismo Moderno

Nos dias 14 e 15 de setembro, na sede do Clube do Condomínio Fazenda Solar em Igarapé, a 40 Km de Belo Horizonte, das 13h às 19h vai acontecer o 2º Seminário Sindicalismo e Associativismo Moderno.

O evento tem como um dos seus objetivos valorizar a contribuição e as boas práticas de governança praticadas pelos sindicatos, associações, cooperativas, circuitos, consórcios e demais instituições, que impactam positivamente o desenvolvimento do setor hoteleiro, gastronômico e turístico de Minas Gerais. Deve, também, destacar a importância das organizações patronais, laborais, empresariais e profissionais, na representação e defesa dos interesses coletivos de seus membros.

Na programação do evento serão apresentados diversos projetos, programas e ações que contribuíram para melhorias na produção, divulgação, distribuição, comercialização de produtos e serviços, na organização, capacitação e qualificação empresarial e profissional, que transformaram a realidade das pessoas, das empresas e de setores, em especial do turismo.

O 2º Seminário Sindicalismo Moderno é uma iniciativa da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), e conta com o apoio da Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado de Minas Gerais (FETHEMG) e o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

inscrições https://www.sympla.com.br/evento/2-seminario-sindicalismo-e-associativismo-moderno/2090689

Inn House Experience

A Inn House Experience promete ser um dos grandes destaques da Equipotel deste ano. O espaço, promovido pela Brazil Sales, consiste em um estande completo que reproduz o modelo de guest house. A empreitada foi possível juntamente com a participação de parceiros: a Marcenaria Show, o Studio Cris Paola e a MDF Technology.

A Marcenaria Show, de Emiliano Morais, é uma empresa especializada em mobiliário personalizado, conhecida por sua qualidade e atenção aos detalhes. Com uma equipe experiente de marceneiros, eles transformam projetos de sonho em realidade, oferecendo soluções de design únicas para seus clientes. Na feira, eles estão responsáveis por todo o mobiliário do estande e contam com patrocínio da Duratex Madeira, que é uma marca reconhecida no mercado e tem padrão internacional de qualidade.

O Studio Cris Paola é uma renomada firma que se destaca pela sua criatividade e expertise em projetos de design de interiores e arquitetura. Com uma abordagem inovadora e foco na personalização, eles transformam espaços em ambientes funcionais e esteticamente atraentes. Ano passado a arquiteta esteve responsável pelo projeto da Suíte Design na Equipotel, que fez bastante sucesso entre os visitantes.

Já a MDF Technology foi fundada por Júlio Ferreira e atua com inovação, oferecendo soluções como automação inteligente, segurança, chatbot e data center virtual, dentre outros. Na feira, estará responsável pela instalação de totens que oferecem serviço de check in e check out, além da automação em som e iluminação de ambientes.

O estande englobará vários espaços existentes em uma guest house. A recepção terá total acessibilidade, com área para check in e check out. A suíte montada na área pretende refletir uma experiência de hospedagem de excelência, com roupa de cama de qualidade e iluminação adequada, remetendo a conforto e relaxamento, pronta para atender às mais diversas necessidades do cliente. O banheiro exposto será um cômodo completo, com direito a banheira e espelho iluminado. Haverá ainda uma área de gastronomia e um jardim na saída do espaço.

Um dos grandes destaques será o auditório, dentro do mesmo estande e que promete movimentar a feira com palestras sobre gastronomia, mobiliário, arquitetura, automação, vendas e outros assuntos pertinentes ao setor. Quem quiser participar poderá conferir o evento entre os dias 19 e 22 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. Informações: brazilsales.com.br, marcenariashow.com.br, studiocrispaola.com.br e mdftechnology.com.br.

Thermas da Mata novas parcerias

Continuando seu compromisso em aprimorar as experiências dos clientes e lançar atrações inovadoras, o parque aquático Thermas da Mata, localizado em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, anunciou uma adição significativa à sua equipe. Aline Wenceslau junta-se à equipe do empreendimento como a nova Gerente de Parcerias e Patrocínios.

A executiva traz consigo uma vasta experiência para sua função. Formada em Gestão de Eventos pela Universidade Anhembi Morumbi, aprimorou ainda mais suas habilidades com especializações em Live Marketing, Produção Executiva e Mega Eventos pela ESPM e On Stage Lab.

Sua jornada em gestão de parcerias começou em 2015 em uma empresa de licenciamento de marcas e personagens, onde rapidamente adquiriu expertise em construir colaborações significativas.

Em 2018, Aline assumiu a responsabilidade de supervisionar Parcerias Estratégicas no Grupo Aviva, onde liderou projetos como Suíte DPA, Fini Beach Truck e a introdução de experiências exclusivas de bebidas no Hot Park por meio da marca Fiu Fiu.

Suas realizações a levaram a se tornar a responsável por parcerias no Grupo Habib’s no início de 2022. No final do mesmo ano, ela estabeleceu e gerenciou com sucesso o departamento de Parcerias e Patrocínios na BusinessLand Marketing, onde supervisionou parcerias para mais de 60 empreendimentos brasileiros.

Agora, chega ao Thermas da Mata com o papel de criar e desenvolver o departamento de Parcerias Estratégicas e Patrocínios, com foco em infundir inovação e experiências novas na jornada dos visitantes do parque.

Estou empolgada por fazer parte da equipe Thermas da Mata e contribuir para o seu crescimento. Nossa visão é pioneira em colaborações novas que vão redefinir como nossos visitantes experimentam o parque”, afirma Aline Wesceslau.

Já o Diretor do Thermas da Mata, Sérgio Salomão, enfatiza o investimento contínuo do parque em elevar suas ofertas. “A nomeação da Aline reflete nosso compromisso em avançar com a experiência do parque. A ideia é que possamos criar uma colaboração estratégica entre o parque e marcas de renome para oferecer, cada vez mais, experiências envolventes e completas para os nossos visitantes”.

O Thermas da Mata já é conhecido por oferecer atrações para toda a família, incluindo a experiência de praia mais próxima da capital paulista, com a Praia da Mata; assim como o escorregador aquático musical Space Music, a relaxante piscina térmica Hot Island e a Beach Kids, ideal para as crianças, entre outras.

O parque aquático apresenta atrativos para todas as idades, com destaque para a Praia da Mata, com pé na areia e águas quentinhas. Um verdadeiro paraíso! Assim como o Space Music, segundo toboágua musical da América Latina, reunindo música e efeitos visuais à medida em que o visitante desce e faz curvas pelo toboágua; o Hot Island, espaço com piscina de águas quentes, ofurôs e cascata; a Beach Kids, que integra as áreas Kids e Baby (especial para menores de 5 anos) e conta com escorregadores, balde maluco, e diversos brinquedos; o Cyclone, toboágua com cinco pistas em um percurso de 65 metros; e a tirolesa, uma experiência de tirar o fôlego em um percurso de 400 metros com uma vista privilegiada das belezas naturais do parque e seus arredores.Completam a estrutura do parque: lago, bosque, cabanas, piscina de água natural e a Praça das Águas, espaço interativo e lúdico para toda a família. www.thermasdamata.com.br.

Coluna Minas Turismo Gerais

Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63

Informações para a coluna enviar para [email protected]