Maior Santuário de Santa Rita de Cássia do mundo é inaugurado

O novo Santuário ocupa uma área de 180 mil metros quadrados, sendo 100 mil metros quadrados de edificação. Após quase quatro anos de obras, foi inaugurado dia 20 de maio o maior Santuário dedicado à Santa Rita de Cássia do mundo, na cidade de Cássia, no sul de Minas. Com público previsto de mais de 100 mil pessoas, foram três dias de celebrações, que se encerrou dia 22 de maio, dia da padroeira das causas impossíveis. O novo Santuário ocupa uma área de 180 mil metros quadrados, sendo 100 mil de edificação. Para receber os devotos, o espaço conta com um centro comercial e até uma réplica da casa de Santa Rita de Cássia. A capacidade é para até 5 mil pessoas sentadas, 2 mil em pé, além de um estacionamento para 200 ônibus e até mil carros. Para marcar a inauguração do santuário, serão três dias de celebrações, incluindo missas, procissão e apresentações musicais. “Com muita alegria recebi a missão de estar à frente do novo Santuário de Santa Rita de Cássia. A expectativa de todos é grande para a inauguração. Cássia está de portas abertas para todos os fiéis e peregrinos. Serão dias de grandes emoções e bênçãos”, comenta o padre Michel Pires, responsável pela paróquia.

O município de Cássia, com 17 mil habitantes, se prepara para receber uma maior movimentação turística a partir da inauguração do santuário. Cristina Surram-no, dona de uma pousada no centro da cidade, informa que já está com todos os quartos reservados desde o início do ano. “Agora a gente está tendo que dispensar, até ônibus de excursão a gente dispensou. E o próximo fim de semana também já está lotado. Pessoal está ficando em cidades vizinhas”, detalha. A empresária diz que a população já se movimenta para atender o novo fluxo do turismo religioso. Desde o setor alimentício, até o setor imobiliário, a cidade tem a expectativa de crescimento econômico. “Estão todos se preparando, meu pai, que também tem um hotel, está investindo, aumentando a área. A nossa proposta aqui também é aumentar, fazer mais apartamentos”, comentou. Cristina revelou que o setor imobiliário também está registrando maior procura, com a procura por investimento no turismo. “Algumas pessoas estão até querendo sair da própria casa para alugar. Pessoas de outras cidades vindo para cá morar aqui, procurar trabalho, na expectativa de que vai dar tudo certo. Eu acredito que com o passar do tempo as pessoas vão investir mais ainda”, conclui.

O complexo religioso foi idealizado pelo empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho, que considera a conclusão da obra a realização de um sonho. “Estamos finalizando esta grande missão de construir e entregar o maior Santuário do mundo dedicado à Santa Rita de Cássia. A expectativa é fortalecer a cidade de Cássia, como um destino de turismo religioso e um local para se viver uma experiência de fé e evangelização.  Divulgaremos ainda mais a Santa das causas impossíveis, promovendo o desenvolvimento e trazendo prosperidade para toda a região”, afirma. “Foi um longo caminho até chegar aqui. Mas, tudo foi pensado e preparado com muito carinho. Estive em Cássia, na Itália, para pegar todas as referências. A casa de Santa Rita, da qual estamos fazendo uma réplica, é cheia de detalhes. Ela foi construída na época de 1200, 1300, quando viveu Santa Rita de Cássia”, detalha o idealizador do Santuário. O empresário, de 73 anos, é um devoto fiel da Santa e também exalta a conquista de idealizar o terceiro maior Santuário do mundo. O primeiro lugar fica no Vaticano, seguido do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. “Me sinto um enviado da Santa para a construção deste Santuário”, finaliza o empresário. O Novo Santuário, tem espaço com 50 lojas voltadas para artigos religiosos e praça de alimentação.

 Festival Gastronômico Sabores de Teixeira 2022

O Festival Sabores de Teixeira é um evento bastante aguardado pelos estabelecimentos do setor gastronômico em todo município. Nele participam diversas categorias, do petisco à sobremesa e drinks, o que garante uma festa no paladar de quem se dispõe a experimentar as delícias preparadas em cada edição.

Diversas receitas serão apresentadas no Festival em Teixeiras

Para a 9ª edição em 2022, a proposta é “Gastronomia do Cinema”, onde os restaurantes deverão usar a criatividade para criar ou fazer releitura de pratos que façam referência a filmes e/ou séries, bem como seus personagens, falas clássicas, ambientação, figurino etc., enfim, a união de duas artes em um único prato ou drink. Poderá participar do Festival qualquer estabelecimento gastronômico (bares, restaurantes, pizzarias, cafeterias, docerias, padarias e similares) que esteja em dia com o fisco municipal e devidamente regularizado. A participação não só garante o potencial incremento na receita durante o período, mas também a participação em ações de publicidade online e off-line, e destaque no circuito gastronômico durante o Festival.

O Festival Sabores de Teixeira é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SEBRAE e CDL e tem a correalização do SENAC. O link para as inscrições e regulamento está disponível na bio do instagram oficial do Festival, @saboresdeteixeira.

CNC mobiliza os setores do para novos projetos

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizou várias reuniões plenárias da Agenda Institucional do Sistema Comércio, uma ferramenta que irá nortear a CNC, as Federações e os Sindicatos quanto aos temas prioritários do setor empresarial que precisam ser defendidos junto ao Governo Federal e aos governos estaduais.

Mais de 1,8 mil pessoas, entre empresários e representantes das 26 Federações do Comércio nos Estados e do Distrito Federal, sete Federações nacionais e 1.046 Sindicatos empresariais participam dos debates virtuais, que foram divididos em quatro painéis: Reforma Tributária, Reforma Trabalhista, Legislação Empresarial e Regulação.

As plenárias foram abertas às 10 horas, com uma apresentação inicial conduzida pela jornalista Karina Praça, com a participação da chefe da Divisão de Relações Institucionais (DRI) da CNC, Nara de Deus Vieira, e do especialista técnico Felipe Miranda. O presidente da CNC, José Roberto Tadros, e a secretária-geral Simone Guimarães, enviaram mensagens de congratulações e de incentivo a participar da construção da Agenda Institucional.

Também houve debates sobre os braços sociais do Sistema Comércio, o Sesc e o Senac, em que serão discutidos temas como modelos de governança, gestão, contribuição social, modelos de financiamento do sistema Sesc e Senac, educação de qualidade como modelo de desenvolvimento, entre outros.

Observação de baleias jubarte

Uma das mais conhecidas e queridas espécies de baleias, a jubarte, pode ser avistada na costa do Brasil entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo a partir do mês de junho até outubro.

Nessa época, esses mamíferos de quase 16 metros de comprimento e de cerca de 40 toneladas aparecem em alto-mar depois de uma viagem de 4 mil quilômetros para se acasalar, parir e amamentar seus filhotes em águas brasileiras. Depois fazem a viagem de volta para se alimentar no verão em mares antárticos.

De acordo com o Instituto Baleia Jubarte, estima-se que a população das jubartes brasileiras seja próxima a 20 mil animais.

Além de levar milhões de pessoas a terem contato direto com a majestosa baleia, uma experiência inesquecível e que transforma muitos em defensores da vida marinha, a observação de jubartes é importante para a conservação da espécie e para a economia, desde que praticada de forma sustentável e seguindo as normas legais.

Conhecido como whale watching, o turismo de observação de baleias é praticado em mais de 100 países e territórios, gerando receitas para as comunidades costeiras, empregos e renda, e movimenta o trade turístico.

Um dos melhores lugares do mundo para avistar a espécie é Prado, no sul da Bahia, na região conhecida como Costa das Baleias, e que inclui ainda Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Itanhém, Nova Viçosa, Mucuri, Teixeira de Freitas.  A região é um verdadeiro santuário marítimo-ecológico, refúgio e berçário das jubartes.

A observação das baleias só pode ser feita de barco, cujos passeios são oferecidos pelas agências de turismo local. A embarcação tem ponto de partida em Prado, Cumuruxatiba e Corumbau.

Alguns roteiros oferecem um passeio até o Arquipélago de Abrolhos, que fica a 75 km da costa baiana.

Prado já começa a se organizar para receber os turistas que vêm para a Bahia contemplar as jubartes.

O prefeito Gilvan da Silva Santos destaca que a época de observação das baleias é muito importante para a economia local. “Movimenta nosso turismo, nossa rede hoteleira e gastronômica e também a infraestrutura de serviços”, afirma. Completa que a observação de baleias também é instrumento para conservação da espécie, desde que praticada com responsabilidade, conforme legislação vigente.

Coluna Minas Turismo Gerais

Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63

Informações para [email protected]