Brasil tem 124 hotéis em desenvolvimento

A oferta hoteleira no Brasil deve aumentar de forma significativa nos próximos quatro anos, sobretudo nas capitais. Dados do Panorama da Hotelaria Brasileira, organizado pela HotelInvest, mostram que, entre 2022 e 2026, 124 projetos hoteleiros abrirão as portas. Somadas, essas construções representam um total de R$ 5,3 bilhões em investimentos no setor e acrescentarão cerca de 18 mil novos quartos ao inventário nacional.

Os novos projetos apontados pela pesquisa são de hotéis de perfil corporativo que funcionarão com bandeiras ligadas às redes associadas ao Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil).

A pesquisa da HotelInvest informa ainda que a maior parte dos hotéis em construção serão das categorias econômico e supereconômico (58%) e que as regiões sul e sudeste receberão grande parte deles (55%).Também segundo o levantamento, ainda que as cidades de grande porte tenham ganhado representatividade, o interior continua sendo o principal eixo de desenvolvimento: 64% das novas UHs se encontram no interior, 31% nas capitais e 5% nas regiões metropolitanas.As franquias continuam crescendo e representam 43% dos novos contratos, mas o modelo “administração” ainda é predominante, com uma representatividade de 60%. Mas existem muitos hotéis fechados em várias capitais e cidades do interior pelo país, com a pandemia do COVID dezenas de hotéis fecharam as portas, e ainda não retornaram as atividades. Os especialistas no setor acreditam que os hoteleiros estão analisando o mercado turística para a retomada da volta dos hotéis que fecharam e poderão reabrir em breve.

ITACARÉ REALIZA AÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Recentemente, a prefeitura de Itacaré, litoral da Bahia promoveu um curso de fabricação de vassouras ecológicas direcionado aos catadores da Associação Vitória de Itacaré. Ministrado pelo Professor Josenilton Macedo, conhecido como Galopeira, com larga experiência na área, e realizado no Centro de Reciclagem, o curso ensinou como produzir vassouras a partir do aproveitamento de garrafas pet. A Prefeitura de Itacaré, além de montar uma oficina no Centro de Reciclagem, doou para a Associação um kit para a produção de 1.008 vassouras.

A iniciativa, além de contribuir para a preservação do meio ambiente local, que é cercado da Mata Atlântica, assegura aos catadores uma renda extra com a venda das vassouras. A Prefeitura de Itacaré adquiriu as vassouras ecológicas para a limpeza pública e o prefeito Antônio de Anízio informou que todas as repartições públicas, em breve, contarão com as vassouras ecológicas produzidas pela Associação de Catadores Vitória. As ações sociais, educativas e ambientais integram o Programa Lixão Nunca Mais, desenvolvido pela Prefeitura de Itacaré em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Regional.

Além da reciclagem de resíduos secos e molhados e de orientações sobre a separação correta e adequada do lixo, que já estão sendo realizadas pelo Programa de Coleta Seletiva, a Prefeitura faz campanhas de conscientização de moradores e empresários sobre a importância da coleta seletiva e responsabilidade social e com o meio ambiente. Ademais, ações de educação ambiental são desenvolvidas nas escolas municipais. Deste modo, a Prefeitura tem como metas ampliar cada vez mais a coleta seletiva, envolver toda a comunidade e bairros, garantir geração de renda e transformar Itacaré em modelo.

Sabará promove Festival de Inverno

Capela Santo Antônio, em Pompeu

A histórica cidade de Sabará, a 20 km de BH, se prepara para receber o Festival de Inverno com muitas atrações. Durante os dias 09 a 24 de julho, a cidade respira arte e cultura em seus espaços públicos, patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais.

O evento surgiu pela experiência positiva de realização de projetos como esse em outras localidades, como Monte Verde e Itapecerica. Sabará é a terra natal da JH Eventos, realizadora do Festival, que tem orgulho de ser sabarense e entregará para a população as diferentes formas de fazer cultura valorizando a cidade como cenário, destacando seu patrimônio. Além disso, fez-se necessário promover cultura para cidade de Sabará descentralizando as atividades, levando cultura aos polos. Na primeira edição, realizada em 2019 através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento foi um marco na formação de público, levando mais de 10 apresentações de artes cênicas aos bairros da cidade e cultura para todos.

“O evento visa descentralizar a disseminação da cultura na cidade com programação no centro histórico e também em bairros como Siderúrgica, Vila Santa Cruz, Pompéu, Nossa Senhora de Fátima e General Carneiro. Estamos na expectativa de surpreender o público e entregar um belo festival para moradores e turistas”, fala Huemara Neves, produtora e gestora do evento.

Bonecos do Grupo Giramundo

As apresentações de artes cênicas terão grandes grupos como Giramundo, Cia Circunstância, Grupo Trampulim e Trupe Gaia estes de Belo Horizonte e o Grupo Teatro Kabana, de Sabará.Nas apresentações de música instrumental destaque para um show especial, do músico instrumentista Guilherme Pereira (guitarra e violino) da Nuova Vita Instrumental e seus convidados Carolina Rodrigues (violoncelo), Giovanni Alves (teclados), Paulo Rodrigues (baixo) e Thiago Marinho (bateria), que apresentarão grandes composições do universo pop internacional, do rock, MPBe trilhas sonoras inesquecíveis especialmente para o projeto, com apresentação de dança com a companhia Aziza Dance, no Cine Teatro Bandeirantes, no dia 09 de julho.Além disso, a bicentenária Orquestra de Santa Cecília, se apresenta no adro da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no dia 15 de julho.

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Uma programação especial para o dia do aniversário da Cidade, comemorado em 17 de julho será um cortejo do Maracatu Estrela de Aruanda entre as principais praças do centro histórico e apresentação da Cia Circunstância, às 11h, no bairro Pompéu.

O projeto também oferece oficinas gratuitas de teatro que acontecem nos dias 18, 20, 22 de julho, na Escola Municipal Tiná Costa no bairro Vila Santa Cruz. Já no bairro Pompéu, acontecerão as oficinas de circo nos dias 18, 19 e 20 de julho.

As inscrições poderão ser feitas pelo whatsappque será disponibilizado no link da bio no Instagram @festivaldeinvernosabaraa partir do dia 11 de julho, com 20 vagas cada uma.O evento 100% gratuito é produzido pela JH Eventos, com patrocínio da AngloGold Ashanti e Macaúbas Ambiental, apoio da Padaria Vô Pedro, Sense Artesanais, Jordânia Barros Paisagismo e Secretaria de Patrimônio e Cultura / Prefeitura Municipal de Sabará e realização da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL

09/07 (Sábado)11h00 – Espetáculo: Os sete pratos capitais

Grupo Teatro Kabana, Local: Pompéu;20h00 – Apresentação Musical “Grandes Temas” participação especial Aziza Dance; Grupo Guilherme Pereira, Giovanni Alves, Paulo Rodrigues e Lucas Dance; Grupo: Cine Teatro Bandeirantes.

10/07 (Domingo)10h30 – Espetáculo: Kabana, Local Trampulim
Local: Praça Santa Rita;

15/07 (Sexta-feira)20h30 – Apresentação da Orquestra Santa Cecília. Local: Adro da Matriz de Nossa Senhora da Conceição 16.

16/07 (Sábado)18h00 – Espetáculo Pedro e o Lobo. Teatro Giramundo Local: Praça Santa Rita

17/07 (Domingo)11h00 – Espetáculo 1, 2, 3…testando, Grupo Cia Circunstância. Local: Pompéu,14h00 – Apresentação de Maracatu – Estrela de Circunstância. Local da Praça Melo Viana até a praça Santa Rita.

Informações @festivaldeinvernosabara

Bicentenário da Independência

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), anunciou um conjunto de ações para internacionalizar o turismo no Estado e fortalecer o Destino Minas Gerais em todo o mundo com o programa Minas para Minas, Minas para o Mundo 2022 – 2023. Foi lançado um edital que vai disponibilizar R$ 5 milhões para promover o turismo mineiro. Uma das atividades previstas no exterior é a turnê da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em Portugal, em comemoração ao Bicentenário da Independência.

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Festares

Além dos expositores do Luxury e Green Experience, anunciados, o Festuris divulga mais algumas marcas que estão confirmadas na feira deste ano, que acontece de 3 a 6 de novembro, em Gramado. O número de expositores não para de crescer, mesclando marcas consolidadas e novos produtos que buscam fortalecer ainda mais a sua presença no mercado.

Festuris maior evento to turismo do país

Entre os expositores confirmados na feira geral estão: Viagens Promo, G7 Operadora, Fazenda Park Hotel, Itá Thermas, Machadinho Termas, Daara Hotel, Rede Tauá, GTA Seguro Viagem, Costão do Santinho, Vila Galé, Mercosur, Soul Traveler, Viale Hotéis, E-HTL, Lusanova, RCD Hotels, Schultz, Europlus, Airmet, Panamby Hotéis, Palladium Group, Interep,
Também incluem-se nessa lista marcas como: Imply, Cascanéia, Urben, Iberostar, MSC Cruzeiros, Mercado & Eventos, Brasilturis, Best Buy, Skyteam, BeFly, Giordani, Abreutur, Wyndham, Skyglass, Chocotel Gramado, Grupo Oceanic, Thermas Acqualinda, Diversa Turismo, HF Hotels, DTravel, New Age, Copa Airlines, Louvre Hotéis, CVC e Chameleon Global.Entre os destinos confirmados na feira geral estão: Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro, Alagoas, Circuito Veredas, Circuito das Frutas, Circuito do Ouro, Praia Grande, Nova Petrópolis, Joinville, Garopaba, Ubatuba, Búzios, Ilhabela, Aprecesp Turismo Paulista, Uruguai, Israel, entre outros.

Coluna Minas Turismo Gerais

Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63

Informações para a coluna [email protected]