Copa do Mundo vai movimentar R$ 141 milhões no varejo mineiro

Dia 20 de novembro começa a Copa do Mundo de futebol, no Catar, a expectativa é de que o evento movimente a economia brasileira. Em Minas Gerais, os empresários do comércio têm boas perspectivas para as vendas que envolvem a principal competição de futebol do planeta, realizada este ano no Qatar, de 20 de novembro a 18 de dezembro. A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de um impacto positivo de R$ 141 milhões no varejo do Estado, um aumento nominal de 12,96%, frente ao mundial de 2018.No ranking geral, Minas ocupa a segunda posição, acumulando 9,5% da receita prevista para o país, atrás apenas de São Paulo (34,9%). A projeção da CNC é de um acréscimo de, aproximadamente, R$ 1,48 bilhão no faturamento do comércio varejista brasileiro em função das vendas antes e durante o Mundial.

Essa expectativa de injeção de recursos no Estado é confirmada pela Pesquisa “Opinião do Comércio Varejista – Copa do Mundo 2022”, realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos, da Fecomércio MG.

Segundo a pesquisa, cerca de 43% das empresas do comércio estadual acreditam que serão impactadas pelo mundial de 2022. Pela proximidade com datas importantes para o calendário varejista, os empresários foram questionados quanto a possibilidade de o período afetar as vendas da Black Friday e do Natal. Entre os empresários impactados pela Copa, 47,3% afirmaram que o período irá influenciar as vendas da Black Friday de forma positiva. Outros 16,3%, por outro lado, relataram que a influência será negativa. Para Guilherme Almeida, economista da Fecomércio MG, “a principal preocupação surge no tocante ao processo de transferência da demanda, com consumidores adquirindo bens e serviços antes da data comercial, provocando um efeito esvaziamento na Black Friday”.

Em relação ao Natal, aproximadamente 22% dos empresários creem que o período da Copa do Mundo irá influenciar positivamente nas vendas da data mais importante do ano. O impacto será entre 10% e 25% no volume vendido, para 25% desses empresários. Por outro lado, cerca de 12% dos empresários acreditam que as vendas da Copa do Mundo irão influenciar negativamente no desempenho do Natal.

Visando atrair os clientes, a maioria dos empresários irá investir em divulgações e propagandas, seguidas das tradicionais ações promocionais e de liquidações. Pouco mais de 18% dos empresários pretendem investir no mix de produtos e outros 4% concederão brindes ao seu público. Diante de tais ações, os varejistas acreditam que o gasto médio por consumidor será de R$50,00 a R$100,00 (23%) e R$100 a R$250 (15,8%).

A perspectiva da CNC é de que o ramo de móveis e eletrodomésticos, em que se concentram as vendas de televisores, responda por 34% do faturamento, decorrente do evento. Logo atrás, artigos de uso pessoal e eletroeletrônicos devem garantir 22% do faturamento. Completam o ranking os segmentos de vestuário e calçados (21%) e hiper e supermercados (17%). Naturalmente, outros segmentos podem se beneficiar do período.

Turismo brasileiro é responsável por dois a cada 10 empregos gerados

O turismo brasileiro tem sido um dos setores que mais gera emprego no Brasil. Em agosto, o segmento gerou cerca de duas em cada 10 novas vagas de empregos do setor de serviços, atividade econômica que mais contratou no período. Os dados são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), divulgado no dia 29 de setembro.

As empresas que mais geraram empregos em agosto no setor foram as de alojamento e alimentação. Durante o período, foram criadas aproximadamente 16,5 mil vagas formais pelos dois segmentos. No total, o turismo nacional compreende mais de 50 atividades econômicas que empregam, por ano, milhões de cidadãos brasileiros. O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que informou recentemente que o turismo brasileiro deve faturar US$ 122,28 bi em 2022, divulgou informações da retomada de mais de 270 milhões de empregos ao redor do mundo em 2021. A entidade também revelou que o setor gerou mais de 18,2 milhões de novos postos de trabalho, crescimento de 6,7% frente ao ano anterior. A WTTC estima que o setor deve ter um crescimento médio anual de 5,8% na geração de empregos na próxima década, o que totaliza aproximadamente 126 milhões de vagas até 2032.

Voos para o interior

A Azul iniciou este mês a venda de passagens às cidades de Varginha, Patos de Minas, Paracatu e Teófilo Otoni, partindo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. A empresa resolveu investir nos destinos diante da alta procura dos passageiros. A Azul Conecta será responsável por operar os voos que conectarão as quatro cidades à capital do estado, Belo Horizonte. Os voos acontecerão a bordo das aeronaves modelo Cessna Grand Caravan, com nove assentos, a partir do dia 12 de dezembro deste ano. As passagens poderão ser adquiridas no site da companhia.

A rota de Belo Horizonte a Varginha será operada às segundas, quartas e sextas-feiras. Com saída de BH às 8h10 e chegada à cidade às 9h40. O voo de volta decolará de Varginha às 10h05, pousando em Belo Horizonte às 11h50. Já a rota de Belo Horizonte a Patos de Minas funcionará às terças, quintas e sábados, a única diferença de horário da rota de Varginha é o de saída da cidade para BH, na volta – ao invés de 11h50, sairá às 11h30. Os voos para Paracatu sairão às 13 horas, chegando às 14h30 na cidade e, na volta, sairão às 15h05, chegando a Belo Horizonte às 16h55, com frequências de três dias na semana também – segundas, quartas e sextas-feiras. Por fim, a rota de Belo Horizonte a Teófilo Otoni será operada também às segundas, quartas e sextas, saindo de BH às 13h e chegando na cidade do Vale do Mucuri às 14h30. Na volta, sairá de Teófilo Otoni às 14h55, chegando à capital mineira às 16h30. Nesse início de operação serão três voos semanais para Confins. Com as novas operações, a Azul chegará a 41 destinos com conexões no estado mineiro. Também em dezembro deste ano, a companha prevê realizar conexões entre os aeroportos de Confins e Zona da Mata, e assim atender aos municípios do Sul e Sudeste de Minas Gerais.

Cidades mineiras registram até 100% de ocupação

Cinco cidades mineiras figuram no topo da lista dos destinos mais procurados em Minas Gerais na semana do feriado do dia 12 de outubro. A maior parte está situada nas regiões Sul e Sudoeste do estado. São elas: Poços de Caldas, Capitólio, Caxambu e Extrema. A exceção é Ouro Preto que integra a região central, a 98 km de Belo Horizonte.

O Parque das Águas de Caxambu, além de ser importante patrimônio natural da cidade, também pode ser considerado grande atrativo turístico municipal. É o local onde existe maior diversidade de águas do mundo, 12 fontes de águas minerais medicinais

Em comum, todas compartilham um aumento considerável de visitantes, como é o caso de Poços de Caldas, onde houve 100% de ocupação nos grupos hoteleiros maiores. Famosa pelas reservas hidrominerais e pela tradição dos cristais de Murano, Poços também vem se consolidando como importante parada para quem aprecia esportes de aventura.

Uma das atrações em Poços de Caldas, é a praça do relógio de flores

Tal circulação de pessoas em solo mineiro, de acordo com o subsecretário de Estado de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior, reforça o resultado de uma pesquisa recente divulgada pelo IBGE, a qual revela o crescimento do turismo em Minas em 45,3%. Esse percentual está acima da média nacional que foi de 25,9%. “Isso demonstra como o setor está reagindo neste contexto pós-pandemia e revela como têm sido assertivas as ações promovidas pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, como o programa Reviva Turismo”, pontua Júnior.

Essa expansão das atividades turísticas se traduz na geração de novos empregos, cerca de 100 mil até o momento. Tudo isso fomenta e mobiliza diversos ramos da economia criativa de Minas, cuja vocação para a liberdade estimula o público a vivenciar uma ampla gama de experiências que saem da rotina, revigorando o corpo e o espírito.

Em Capitólio são as piscinas naturais, cachoeiras e cânions que convidam os visitantes a pôr o pé na estrada. De acordo com o coletivo “Capitólio em Movimento”, em parceria com a empresa Booking, a procura por reservas em hotéis e pousadas da região triplicou, alcançando a marca de crescimento médio semanal de ocupação em 11%.

Em Caxambu e Extrema a taxa média de ocupação variou, respectivamente, entre 50% e 65%. A primeira atrai visitantes, especialmente, pela diversidade de fontes medicinais e faz parte do Circuito das Águas, o qual abarca ainda outros municípios como Cambuquira, São Lourenço e Três Corações. No Parque das Águas, principal atração de Caxambu, existem 12 fontes e um balneário que foi fundado em 1907. O serviço mais disputado do espaço é a piscina de hidroterapia que oferece um banho relaxante com duchas e hidromassagem.

Em Extrema, a procura maior por passeios tem sido motivada pelo turismo de natureza, com a possibilidade de prática de diferentes esportes ao ar livre, como trekking, mountain bike, rapel, além de trilhas que conduzem a belas cachoeiras. Atualmente, existem cinco principais rotas turísticas na cidade: das águas, das pedras, das rosas, do sol e dos ventos.

Outros turistas também aproveitaram a folga para conhecer melhor o patrimônio cultural e histórico de localidades que integram a rota Via Liberdade. Em Ouro Preto, o fluxo de pessoas chegou a quase 20 mil entre os dias 7 e 12, o que representou uma taxa de ocupação média de 95% dos hotéis e pousadas da cidade.

Festuris e o meio ambiente

As questões relacionadas ao meio ambiente se tornaram centrais no mundo inteiro. O Festuris entende a preocupação latente das novas gerações com a sustentabilidade – dentre outras ações – e acredita que a transformação do turismo depende de propostas e práticas sustentáveis, tornando a temática como um dos pilares do seu DNA. Sendo a sustentabilidade um dos pilares do Festuris, a 34ª edição do evento tem novidades e parcerias de peso. A Prefeitura de Gramado, por meio das Secretarias de Agricultura/Horto e Meio Ambiente fará a doação de 8 mil mudas de hortênsias aos participantes do evento, além de mudas de árvores. “A hortênsia é flor símbolo de Gramado, e esta é uma forma de carinho, agradecimento e lembrança da nossa cidade aos que vêm ao Festuris”, declara Márcio Pottratz, coordenador do Horto Municipal de Flores Oscar Knorr.

O Espaço Green Experience terá um reforço de peso, o Greenpeace. A entidade irá desenvolver ações de conscientização e abordar o tema sobre como a preservação do meio ambiente é importante para o turismo.

O plantio da arvore é uma tradição há anos no evento do Festuris


Portugal e Calçados Beira Rio na ação da Árvore da Integração, outra ação que engloba o pilar da sustentabilidade do Festuris, há pelo menos sete anos, é a Árvore da Integração. O projeto destaca um destino com viés sustentável, e neste ano, o convidado a plantar a árvore no complexo do Serra Park será Portugal, por meio de Bernardo Cardoso.

Exemplo de ações que englobam o ESG no corporativo é a Calçados Beira Rio, de Novo Hamburgo. É a única empresa do setor calçadista a conquistar o selo Origem Sustentável. A comercial e Marketing da Empresa, Maribel Silva, participará do plantio de mais uma araucária.

À espera da 34ª edição do Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo. O evento inicia no dia 3 de novembro com a solenidade de abertura, no Palácio dos Festivais. É no Meeting Festuris, que ocorre nas manhãs dos dias 4 e 5, no Serra Park, que oportunizamos uma imersão de saberes. Renomados profissionais do turismo e do meio empresarial falarão sobre suas estratégias de carreiras e muito mais.

Também no Serra Park, no período da tarde, na Feira de Negócios, o Brasil todo estará em exposição com novidades, experiências e muito networking. Nos pavilhões Araucária e Hortênsia, são mais de 2500 marcas, mais de 40 destinos internacionais que apresentarão seus potenciais turísticos a aproximadamente 12 mil participantes. Se inscreva e baixe o App Festuris-Ainda é possível fazer o credenciamento pelo site festurisgramado.com, não perca essa chance de revolucionar os seus negócios com as infinitas possibilidades que o Festuris oportuniza. Além disso, o Aplicativo Festuris já está disponível para download. Na ferramenta é possível agendar reuniões e planejar seus dois dias no evento.

Febtur comemora um ano de criação

Há um ano, em Alter do Chão, no Pará, foi eleita a primeira diretoria da Febtur Nacional

Há um ano, no dia 18 de outubro, nascia a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur). Durante assembleia realizada no Hotel Mirante da Ilha, com vista para a Ilha do Amor, representantes de 14 estados definiram os primeiros passos da entidade especializada em turismo e elegeram sua diretoria provisória, tendo o jornalista e publicitário Gorgônio Loureiro como presidente nacional.

O objetivo da Febtur passa pela construção de uma entidade democrática, moderna, dinâmica, integrada aos trades turísticos nos estados e antenada com as políticas voltadas para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Entre suas metas, fazer valer ferramentas eficientes e variadas de comunicação, para garantir a concretização de sua missão maior, que é dar visibilidade ao setor por meio de uma extensa rede de comunicação, comprometida com a informação do segmento turístico.

“Criar uma entidade não é fácil, precisa de dedicação e trabalho”, ressalta Loureiro, lembrando que a decisão de partir para a criação de uma entidade federativa foi definida de forma democrática e consciente de que seria necessário formalizar primeiro as entidades regionais. “Em um ano, estamos com quatro entidades regionais registradas em cartório e com CNPJ, o que nos permite criar a nacional, além de outras em diferentes estágios de formalização”, revela.

Durante reunião on-line da diretoria nacional, o presidente ressaltou os avanços em projetos de nível nacional, fortalecimento da divulgação da entidade por meio de site próprio e redes sociais, realização do Ciclo de Palestras Febtur, com palestras virtuais para os associados, sobre temas como associativismo e marketing digital, além de ter definido o projeto Brasil Turismo e Gastronomia. “Temos muito a comemorar, estamos no rumo certo”, pontuou, ao informar que a diretoria definitiva da Febtur Nacional será eleita ainda neste ano.

A jornalista Christina Hayne, presidente da Febtur Pará e idealizadora do Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Encomtur), em Santarém, juntamente com os associados locais, ressalta que a entidade segue o caminho correto, de se fortalecer regionalmente. O trabalho da entidade tem gerado frutos importantes, como convites para participação em eventos do setor, como o workshop Turismo é Negócio.

A presidente da Febtur Bahia, Heloisa Braga, revela que durante a ABAV Expo 2022, realizada em setembro, em Olinda (PE), fez uma apresentação sobre a entidade para jornalistas de todo o País que se mostraram interessados em integrar a Federação, por entenderem a missão comprometida da Federação com o desenvolvimento do turismo nacional.

A Febtur também conta com regionais devidamente formalizadas nos estados de São Paulo e Tocantins, que realizaram diversas ações em nível regional ao longo de 2022. Já o presidente da entidade no Rio Grande do Norte, José Maria Pinheiro, confirmou a legalização da sua regional e a disposição em realizar evento de comunicação de grande porte em Natal, no próximo ano.

Hoje, compõem a diretoria da Febtur, Gorgônio Loureiro (BA), presidente; Walter Estevam (SP), vice-presidente; Gilberto Correia, diretoria Administrativa; Seleucia Fontes (TO), diretoria de Projetos; Christina Hayne (PA), diretoria de Mercado e Expansão; João Carlos Ferreira (SP), diretoria de Planejamento; Arnaldo Martins Moreira (RJ), diretoria de Relações Institucionais; José Torres (GO), diretoria de Assuntos Governamentais; José Maria Pinheiro (RN), diretoria de Marketing; Marco Aurélio Cassoli (TO), diretoria de Comunicação; Cassandra Teodoro (SE), diretoria de Eventos; Ivan Leyraund (SP), diretoria Financeira, e Walter Xéu (BA), diretoria de Relações Internacionais.

O Conselho de Ética conta com João Ramid Borges (PA), Shislane de Castro (SE) e Raimundo Penaforte (TO), titulares, e Sérgio Moreira (MG) Luiz Carlos Cezar (BA) e Gutemberg Bogéia (MA), suplentes.  No Conselho Fiscal, Jairo Peres (BA), Rosimari de Oliveira (BA), Liszt Madruga (RN), Douglas Spada (SP), Berna Farias e Messina Palmeira (PB).

Coluna Minas Turismo Gerais

Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63

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