Na próxima terça-feira (12), os atingidos pelo rompimento da barragem córrego do Feijão da Vale passam a contar com um posto de atendimento presencial em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Podem procurar o recadastramento as pessoas que tiveram o Pagamento Emergencial bloqueado, que será feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), entidade escolhida pela Justiça para atender a cerca de 100 mil pessoas atingidas pela tragédia ocorrida em janeiro de 2019.
O endereço é na rua Vitor de Freitas, 28, Centro. O horário de funcionamento é de 8h às 19h, todos os dias da semana, incluindo sábado e domingo. O posto foi criado para facilitar o acesso ao Programa de Transferência de Renda (PTR).
Pode se recadastrar no PTR quem recebeu alguma parcela do Pagamento Emergencial e teve o benefício bloqueado. Para isso, é preciso apresentar CPF, documento de identidade com foto, comprovante de conta bancária em que deseja receber o benefício e comprovante que ateste a presença no território na época do rompimento da barragem.
Entre os dias 12 e 14, o atendimento será exclusivo para pessoas com mais de 60 anos, no limite de 100 por dia, para evitar aglomerações. O recadastramento de crianças e adolescentes poderá ser realizado junto com o dos pais ou tutores. Entre os dias 15 e 17, o atendimento estará paralisado por causa dos feriados de Semana Santa.
Quem tiver a inclusão no PTR aprovada terá direito ao retroativo a contar de novembro de 2021, quando o programa foi implantado. O pagamento será feito de forma parcelada: a cada parcela do PTR será paga uma parcela retroativa, conforme já autorizado pelas instituições do Sistema de Justiça. Se a inclusão no programa for negada, será possível recorrer da decisão.
O posto volante da FGV está passando por bairros de Betim e o último atendimento acontece neste domingo (10), em dois locais: Museu da Hanseníase da Colônia Santa Isabel e na Escola Municipal José Vilaça Guimarães.