Depois de quase um ano, ficou pronta a reforma da ciclovia da Orla da Pampulha. A obra, que teve início em agosto do ano passado, foi concluída. Toda a ciclofaixa, de 18km de extensão, está no mesmo nível da calçada. O valor orçado foi de R$ 5,099 milhões.

Concluída em etapas, segundo Administração municipal, faltava entregar o trecho de 7,1km de extensão entre a rua Garopas e o Clube Belo Horizonte. Dessa forma, a pista de caminhada e a ciclovia estão liberadas para lazer e passeio dos frequentadores.

A reestruturação desse trecho contou com a elevação da pista de bicicletas para o nível da calçada, ampliação da largura da ciclovia para 2,5 metros – compatível com ciclovias bidirecionais e com grande fluxo de ciclistas – a instalação de separação física da pista de caminhada por jardins e adequações geométricas.

O projeto também contemplou a execução de travessias de pedestres elevadas em todas as interseções da pista de tráfego dos veículos. Segundo Eveline Trevisan, coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da BHTrans, com a inserção das travessias elevadas para os pedestres e redutores de velocidade, existe mais segurança para quem pedala ou caminha.

“A orla da Pampulha é muito demandada por pedestres e turistas, que são pessoas que poderão fazer seus deslocamentos de forma mais devagar e as travessias vão contribuir muito para a segurança de todos”, explicou.


Paola Tito