Cerca de 10 mil pessoas, entre elas mais de 600 prefeitos, lotam o Expominas, na região Oeste de Belo Horizonte, nesta terça-feira (9), para o 38º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). No encontro, estão sendo debatidos temas como a reforma tributária e a relação entre os poderes legislativo e executivo.
Ao todo, mais de 300 assuntos atuais ligados à administração pública municipal que serão discutidos em palestras e painéis realizados nos dias 9 e 10 de maio. O evento contou com a presença de líderes políticos e dos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Na abertura do evento, Góes reafirmou o compromisso da pasta de trabalhar junto com prefeitos do país e honrar acordos firmados entre os poderes.
“Estamos em uma força tarefa para honrar os compromissos do esforço com os municípios brasileiros. Nós temos feito essa agenda semanalmente para pagamento do trabalho do legislativo brasileiro. A máxima nesse congresso é governança, sustentabilidade e inovação. A constância na governança deve ser de todos nós. Estamos à disposição de todos os municípios do país “, garantiu.
Já o ministro mineiro Alexandre Silveira defendeu que a pasta Minas e Energia trabalha para melhorar a vida dos munícipes por meio do desenvolvimento proporcionado pela transição energética.
“Temos trabalhado para atender as demandas de todos os brasileiros. A transição energética é um dos eixos principais do programa para desenvolvimento do país. Os municípios mineiros têm todos os requisitos para fazer a tão falada transição energética, temos muitos minerais no solo o que nos tornam imprescindível para que o mundo possa caminhar para em busca de uma energia limpa e renovável”, afirmou.
O presidente da AMM, Marcos Vinicius da Silva, comemorou a oportunidade de discutir temas essenciais à governança junto aos mais de 800 municípios filiados à associação.
“Saímos de 300 municípios filiados e hoje passamos de 800 municípios filiados. Esse congresso é bem claro, vamos discutir a reforma tributária importantíssima para os nossos municípios. Temos trabalhado de forma incansável para que os municípios tenham voz e vez”, afirmou.
Na abertura do congresso, que é considerado o maior evento de entidade estadual municipalista do País, também foi realizada a entrega da Comenda Especial do Mérito Municipalista e Entrega da Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo.
Entre os homenageados estava o governador em exercício, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), o ministro Alexandre Silveira, o ex-presidente da AMM Julvan Lacerda, e os secretários de Estado Luiza Barreto e Fábio Baccheretti.
Nesta tarde, o congresso ainda será palco de debate entre os gestores e servidores públicos da área contábil participantes com o tema “A reforma tributária brasileira e seus impactos nos municípios”, às 14h, no Auditório Norte.
Ao longo do evento serão mais de 300 palestras com temas que abordam o dia a dia dos gestores e servidores públicos das diferentes pastas da gestão pública – Assistência Social, Captação de Recursos, Contábil, Controle Interno, Convênios, Cultura & Turismo, Desenvolvimento Econômico, Direitos Humanos, Economia, Educação, Esportes, Governança, Jurídica, Meio Ambiente e Saúde.
Nesta quarta, por sua vez, a programação inclui o 1⁰ Fórum Mineiro de Controladores Públicos Municipais, das 14h às 17h, no Auditório Norte.
Na pauta do evento, serão apresentados os temas “Uma visão integrada das dimensões preventivas, detectivas e corretivas do controle interno”; “Práticas da CGE-MG de fortalecimento do sistema de controle interno estadual”; “A atuação integrada entre os entes federativos brasileiros para o fortalecimento do combate à corrupção”; e a “Institucionalização do Fórum Mineiro de Controladores Públicos Municipais”.