Sai o cubo branco, entra o jardim botânico. Após o pioneirismo do Instituto Inhotim há mais de 15 anos, que colocou obras de arte num grande projeto paisagístico em Brumadinho, em Minas Gerais, uma série de outros colecionadores resolveram fazer o mesmo em usinas e fábricas desativadas.

Ainda que não cheguem a ter o porte do espaço de Brumadinho, espaços nos interiores de São Paulo e Pernambuco têm investido em obras de artistas brasileiros de peso, como Regina Silveira e Nuno Ramos, e veem crescer público que busca passeios ao ar livre ainda na ressaca da pandemia de coronavírus.

A Usina de Arte, em Água Preta, em Pernambuco, acaba de inaugurar duas grandes obras na antiga Usina Santa Terezinha, que já foi a maior produtora de álcool do país e ficou por anos desativada.

Já o antigo FAMA Museu mudou de nome para Museu São Pedro e terá uma série de inaugurações de obras e pavilhões ainda neste ano.

Abaixo, confira cinco museus e galerias ao ar livre para visitar.

– Instituto Inhotim
Criado em 2006 pelo empresário Bernardo Paz, o museu em Brumadinho se tornou referência de arte contemporânea. Além dos grandes pavilhões de Tunga, Adriana Varejão, Hélio Oiticica, Lygia Clark e vários nomes de peso, o espaço também recebe projetos de grande porte como o Museu de Arte Negra, projeto nômade de Abdias do Nascimento que será sediado lá por dois anos.
(R. B, 20, Fazenda Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais, inhotim.org.br. Qua. a sex.: 9h30 às 16h30. Sáb., dom. e feriados: 9h30 às 17h30. Ingresso a partir de R$ 22)

– Usina de Arte
Ricardo Pessoa de Queiroz e Bruna Pessoa de Queiroz idealizaram o projeto em 2015 na Usina Santa Terezinha, propriedade da família Pessoa de Queiroz que chegou a ser a maior produtora de álcool e açúcar do país nos anos 1950. O espaço acaba de inaugurar a obra “Campo de Fome”, de Matheus Rocha Pitta, e de instalar “Paisagem”, trabalho de Regina Silveira que foi um dos destaques da última Bienal de São Paulo.(Rodovia PE 99, Km 10, Água Preta, Pernambuco, www.usinadearte.org. Aberto todos os dias, das 5h30 às 18h. Gratuito)

– DAN Galeria Interior
A DAN Galeria, que está em São Paulo desde os anos 1970, abriu no fim do ano passado um espaço em Votorantim, também no interior do estado. “Sentíamos a necessidade de ter um espaço mais generoso para esculturas e obras de maiores formatos de artistas históricos e contemporâneos”, conta Flávio Cohn, proprietário e filho do casal fundador, Gláucia e Peter Cohn. Só nesse novo local eles conseguiram fazer uma mostra de Franz Weissmann, escultor austríaco radicado no Brasil, que planejavam há anos.(R. Ireno da Silva Venâncio, 199, Votorantim, São Paulo, www.dangaleria.com.br. Seg. a sex.: 10h às 18h. Sáb.: 10h às 13h. Gratuito)

– Museu São Pedro
O FAMA Museu, em Itu, no interior de São Paulo, acaba de ser rebatizado de Museu São Pedro como uma homenagem à fábrica têxtil de mesmo nome que funcionava no espaço de 25 mil metros quadrados que hoje tem mais de 2.000 obras. Isso será acompanhado de uma ampliação do acervo do museu criado em 2018 voltado à produção nacional. Obras de Nuno Ramos, José Spaniol e Tunga chegam na instituição nessa nova fase.(R. Padre Bartolomeu Tadei, 9, Vila São Francisco, Itu, São Paulo, famamuseu.org.br. Qua. a dom.: 11h às 17h. Gratuito)

– Oficina Brennand
A olaria transformada em ateliê por Francisco Brennand no Recife passou por mudanças num movimento capitaneado pela sua sobrinha-neta, Marianna Brennand Fortes. Faz parte desse processo a abertura de uma instalação inédita de grandes dimensões do artista Ernesto Neto e da vinda da “Aranha” de Louise Bourgeois.(R. Diogo de Vasconcelos, s/n, Várzea, Recife. Ter. a dom., de 10h às 18h. R$ 30)

Fonte: Folhapress