Neste Brasileirão Série B, o Cruzeiro não soube o que é entrar em campo jogando em casa e sair com um resultado diferente da vitória. Na noite deste sábado (6), o time venceu o Tombense por 2 a 0 e chegou aos 49 pontos, 16 a mais que o Londrina, primeiro time fora do grupo de acesso – o jogo foi válido pela 22ª rodada.

Neste confronto, o técnico Paulo Pezzolano começou com uma equipe ofensiva, apesar do esquema com três zagueiros. Uma novidade foi a ausência de Edu, que não vem de uma boa sequência, nos 11 iniciais. Bruno Rodrigues, Luvannor e Daniel Júnior comandaram o ataque, e não decepcionaram.

Mesmo não tendo feito gol, um destaque foi a atuação de Chay, um dos atletas da Raposa que mais buscou jogo e aparecia na maior parte das jogadas ofensivas. Meia, recém-contratado, desperdiçou oportunidades, principalmente no primeiro tempo, mas ajudou no 11º triunfo em Belo Horizonte.

O jogo

Desde os primeiros instantes, a equipe de Paulo Pezzolano se lançou ao ataque, enquanto a de Bruno Pivetti mostrou o motivo da sua viagem de Tombos para Belo Horizonte: se manter firme na defesa e tentar jogadas em contra-ataque. A Raposa mantinha a posse de bola no começo, mas tinha dificuldades em entrar na área.

A primeira jogada de perigo foi aos 7 minutos, em um chute de falta de Chay, o jogador que mais aparecia na partida, mas a bola foi para fora. Após isso, aos 18, bate-rebate na área envolvendo Luvannor, Bruno Rodrigues e novamente o ex-jogador do Botafogo, mas as redes não balançaram.

Com o decorrer do tempo, o time celeste pareceu sentir um nervosismo, mas o Tombense também não tinha capacidade para chegar perto de marcar. Próximo ao término do primeiro tempo, Bruno e Neto Moura arriscaram de longe, mas sem êxito.

O papo do técnico uruguaio no vestiário surtiu efeito. A Raposa voltou a campo no segundo tempo com mais afinco de ganhar, ainda mais empurrada pela torcida que lotou o Mineirão. No primeiro lance, Machado arriscou de fora, mas foi no segundo que o placar foi aberto.

Após jogada de Daniel Júnior, que buscava jogo quase o tempo todo, a bola sobrou para o atacante Bruno Rodrigues, na entrada da área. Com calma, ele driblou o defensor e bateu no canto do goleiro Felipe Garcia. Cruzeiro 1 a 0!

Após o gol, os visitantes tentaram avançar mais, mas não foram pários para a consistência defensiva cruzeirense. O clube estrelado voltou a recuperar o controle do jogo para não largar mais. O Cruzeiro manteve sua frequência na área adversária, o que surtiu efeito.

Aos 23 minutos, Bidu fez jogada pela esquerda e a bola sobrou para Daniel, que recebeu sozinho. Ele se ajeitou e bateu no alto, na saída do arqueiro, para o fundo das redes e explosão nas arquibancadas. Cruzeiro 2 a 0!

Depois de ampliar o placar, a equipe belo-horizontina diminuiu o ritmo, principalmente após as alterações. Apesar de um bela defesa de Rafael Cabral no final, a partida foi se encaminhando com tranquilidade até o momento do apito final.


Paola Tito