Pesquisa publicada pelo Datafolha no último sábado (30) apontou que a confiança dos eleitores brasileiros nas urnas eletrônicas é alta. Do total de entrevistados, 79% afirmaram “confiar muito” ou “um pouco” no sistema brasileiro de votação.

Na sondagem, foram entrevistadas 2.556 pessoas, entre os dias 27 e 28 deste mês, em 183 municípios do país.

Dos entrevistados, 47% disseram confiar muito nas urnas eletrônicas, enquanto 32% afirmaram confiar um pouco. Segundo o instituto, o resultado gera um índice de credibilidade de 79% para as urnas eletrônicas. Outros 20% disseram não confiar nas urnas eletrônicas, e 1% não soube opinar.

A pesquisa foi divulgada em um momento que o presidente Jair Bolsonaro promove constantes ataques ao sistema eleitoral brasileiro. Recentemente, ele convocou um grupo de embaixadores estrangeiros para expor sua visão contra o sistema de votação.

Em resposta aos ataques, um grupo de juristas lançou uma carta pela democracia, assinada por mais de 3 mil pessoas, entre entre juristas, ex-ministros, acadêmicos e artistas. Um ato pela democracia foi marcado para o dia 11 de agosto, em São Paulo, data em que se celebra o Dia do Advogado, em São Paulo. (com agência Sputnik Brasil)

 


Paola Tito