Apoiado pelo governador Romeu Zema (Novo) e o ex-prefeito Alexandre Kalil, o deputado estadual e apresentador de TV licenciado Mauro Tramonte (Republicanos) aparece à frente na corrida eleitoral em Belo Horizonte (MG), com 29% das intenções de voto. É o que aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira. Na pesquisa anterior, divulgada em agosto, Tramonte tinha 27% das intenções de voto.
O segundo colocado, numericamente, é Fuad Noman (PSD), candidato à reeleição, com 14%. Ele está empatado tecnicamente com outros três candidatos: o deputado estadual Bruno Engler (PL), com 13%, a deputada federal Duda Salabert (PDT), com 12%, e ainda Rogério Correia (PT), que tem 8%, cujo índice fica dentro da margem de erro de três pontos percentuais.
O crescimento do atual prefeito foi um dos destaques da nova pesquisa. No levantamento de agosto, Fuad tinha 10% das intenções de votos, o mesmo que Engler e Salabert, e dois pontos a menos que Carlos Viana (Podemos).
Por sinal, o novo levantamento relatou a queda nas intenções de voto de Viana, que registrou 5%, contra 12% na pesquisa anterior. Na sequência, está o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (MDB), que pontua 2%. Wanderson Rocha (PSTU), Lourdes Francisco (PCO) e Indira Xavier (UP) não pontuaram.
Na capital mineira, 8% dos belo-horizontinos dizem que irão votar branco ou nulo, enquanto 8% se declararam indecisos.
A pesquisa Datafolha foi contratada pela Folha e pela TV Globo, e foi realizada presencialmente com 910 pessoas de 16 anos ou mais em Belo Horizonte, nos dias 3 e 4 de setembro, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG- 02912/2024.
Pesquisa espontânea
A pesquisa espontânea, aquela em que o entrevistado não é apresentado ao cardápio de candidatos, mostra uma grande presença de indecisos, com 48%. Tramonte aparece com 15%, seguido por Engler (8%), Noman (7%), Salabert (6%) e Correia (5%).
Rejeição
O levantamento contou com uma alteração no que diz respeito aos candidatos mais rejeitados pelos eleitores. Apoiado por Jair Bolsonaro, Bruno Engler agora é o líder de rejeição na capital mineiro, sendo rejeitado por 26% dos eleitores; eram 20% na pesquisa de agosto. Ele está tecnicamente empatado com Duda Salabert, cuja rejeição caiu de 27% para 24%. O prefeito Fuad Noman é rejeitado por 16% dos eleitores.
Líder nas pesquisas, Tramonte também lidera como o menor rejeitado. O candidato do Republicanos conta com 13% de rejeição, contra 18% do levantamento passado.
Avaliação do prefeito
Fuad assumiu a prefeitura em março de 2022, quando Alexandre Kalil (PSD) deixou a gestão para concorrer ao governo do estado, e terminou derrotado pelo governador Romeu Zema (Novo), que foi reeleito.
A avaliação da gestão atual é tida como boa ou ótima por 33%, enquanto 19% considera péssima e 42%, regular, mas o prefeito ainda é pouco conhecido do eleitorado. Em relação ao seu desempenho anterior, Fuad viu sua aprovação crescer 5%.
Bem avaliado na capital, Kalil vai apoiar Mauro Tramonte neste pleito. Após rusgas com o Fuad, o ex-prefeito migrou do PSD para o Republicanos há cerca de um mês, consolidando o rompimento entre os dois. Quem também apoia este candidato é o governador Romeu Zema, que indicou a vice de sua chapa, a ex-secretária de Planejamento, Luísa Barreto (Novo). Na pesquisa passada, quando era pré-candidata, Barreto pontuava 1%.