A Defesa Civil Nacional emitiu, no início da tarde de hoje, um alerta de chuvas fortes em cinco estados.
Estados em alerta para chuvas
Minas Gerais
Espírito Santo
São Paulo
Rio de Janeiro
Bahia
Os riscos de alagamentos e deslizamentos podem se estender até o fim de semana. Para hoje e amanhã, segundo a Defesa Civil, as regiões mais afetadas devem ser a Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata e Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, e os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
As chuvas dos últimos dias causaram estragos em pelo menos quatro estados:
Em Minas Gerais, há 96 municípios em estado de emergência. Na cidade de Presidente Jucelino, há 11 desabrigados e seis desalojados. Em Jampruca, são dois desabrigados e 29 desalojados.
Em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, o rio que corta a cidade transbordou, invadindo ruas.
Em Santa Catarina, duas adolescentes morreram em Balneário Camboriú. Dez municípios relataram ocorrências por causa das chuvas no estado; Navegantes, Barra do Sul e Balneário Camboriú estão em situação de emergência. No total, há 43 desabrigados (33 em Camboriú e 10 em Barra Velha) e 22 desalojados (20 em Camboriú e dois em Barra Velha).
No Espírito Santo, são 11 municípios em emergência, com 228 desabrigados e 1.352 desalojados. Uma pessoa morreu. Em Jaguaré, no Norte do estado, após três barragens de água se romperem, e outras represas ficarem em estado crítico, a Defesa Civil emitiu um alerta para as regiões de Santo Anjo, São Braz e São Geraldo, e foi decretado estado de emergência no município.
No Rio de Janeiro, Rio das Ostras está em situação de emergência, com cinco desabrigados e 48 desalojados. Em Macaé, há 12 desabrigados e dois desalojados. A Defesa Civil do município segue em alerta.