A desobrigação do uso da máscara de proteção contra a Covid-19, já em vigor em Belo Horizonte e Betim, pode ser ampliada para outras cidades da região metropolitana. Alguns municípios informam que já estudam a medida, que pode ser levada em consideração em breve. Em outros, porém, o assunto ainda não está em pauta.

De 11 municípios procurados pela reportagem, quatro informaram que devem tratar sobre o assunto nos próximos dias. Em outras três cidades, a desobrigação em locais abertos ainda não será tratada.

Veja o que diz cada cidade:

Contagem

Em Contagem, o assunto entrará em pauta nesta semana. Segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde, ainda é preciso aguardar os indicadores epidemiológicos do município depois do Carnaval. “Após análise, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid -19 irá se reunir esta semana para as devidas deliberações”, disse por meio de nota.

Ribeirão das Neves

Em Ribeirão das Neves, o uso da máscara de proteção segue obrigatório. A prefeitura informou, no entanto, que o comitê que trata sobre a Covid na cidade irá se reunir nos próximos dias para avaliar as estratégias do município fora do marco das ondas do Minas Consciente.

Lagoa Santa 

Em Lagoa Santa, o uso da máscara também continua sendo obrigatório. O Comitê Extraordinário irá se reunir para discutir a questão, mas ainda não há uma data prevista para o encontro.

Ibirité

Em nota, a prefeitura de Ibirité informou que segue as diretrizes do governo do Estado por meio das recomendações do programa Minas Consciente. “Por este motivo, continuará com a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos e fechados”.

Entretanto, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da cidade planeja reunião nesta semana para debater o assunto.

Sabará

Em Sabará, o tema apenas será tratado após o governo do Estado definir novas diretrizes. “O município sempre seguiu o plano Minas Consciente. Aguardamos uma definição para que o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 se reúna para um debate sobre os novos protocolos. Ainda não há um prazo definido”, informou por meio de nota.

Nova Lima 

Já em Nova Lima, o cenário não será tratado no momento. Conforme informou a prefeitura, o comitê responsável pela análise dos dados epidemiológicos da doença ainda não deliberou sobre o assunto.

Vespasiano

Em Vespasiano, o estudo do caso apenas será feito duas semanas após o início do Carnaval. Isso porque uma análise ainda será feita antes que o assunto entre em pauta.

Brumadinho 

Em Brumadinho, o cenário é um pouco diferente. Na cidade, a máscara de proteção nunca foi obrigatória. A prefeitura, no entanto, optou por investir na conscientização da importância do distanciamento social e uso do acessório.