Turquia deve enxergar a realidade de que os EUA são um país inimigo, declarou à Sputnik o presidente do partido turco Vatan (Pátria), Dogu Perincek.

“Há uma tentativa de introduzir na mente do povo o entendimento de que os ‘EUA são o árbitro lá em cima tentando ser mediador entre a Grécia e a Turquia’. E há sempre uma exigência de igualdade pelos EUA. A Turquia deve primeiro ver a realidade”, afirmou.

“Recentemente, nove dos nossos soldados foram mortos em Metina [norte do Iraque]. EUA derrubaram diretamente nossos aviões [drone]. E o ataque a Metina envolveu soldados estadunidenses juntamente com seus comandantes e oficiais das forças especiais. Os Estados Unidos estão contra nós. Os EUA são inimigos da Turquia. Os EUA estabeleceram suas bases em toda a costa da Grécia”, disse o político.

No início de outubro, um avião de combate norte-americano derrubou um drone turco perto de uma instalação militar dos EUA na Síria.

De acordo com o porta-voz do Pentágono, o brigadeiro-general Pat Ryder, o drone turco estava realizando ataques aéreos contra as forças curdas quando se aproximou de uma base dos EUA que abriga cerca de 900 soldados.


Avatar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *