A candidata à prefeitura de Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT), visitou na manhã desta terça-feira (27) a comunidade quilombola Manzo Ngunzo Kaiango, localizada no bairro Paraíso, na região Leste da capital. Durante o encontro, promovido pelos moradores do território tradicional, Duda recebeu uma carta com reivindicações da comunidade, que condena a mineração na Serra do Curral.

Duda destacou o papel fundamental do Quilombo do Manzo na defesa da Serra do Curral, afirmando que “se a mineração não avançou na Serra do Curral, é graças ao Quilombo do Manzo.”

Acompanhada pelo seu candidato a vice, Francisco Foureaux, e pelo candidato à Câmara Municipal de Belo Horizonte, Felipe Gomes, Duda foi recebida pela quilombola e candidata à vereadora Juhlia Santos (PSOL), junto com a liderança Makota Cássia Kidoialê e a matriarca do Manzo, Mametu Muiandê.

Duda também enfatizou a importância da participação popular nas decisões políticas, afirmando que “quanto maior a participação daqueles historicamente excluídos das políticas públicas, mais forte será Belo Horizonte.”

Para encerrar a visita, Duda ajudou a plantar uma muda de Ipê na região da Mata da Baleia, próxima ao Quilombo Manzo. A ideia original era plantar uma muda de Baobá, mas a iniciativa foi adiada devido ao alto risco de queimadas na área.


Avatar

administrator