Após veto do PT a indicações do União Brasil para a equipe ministerial, o líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento (BA), declarou que a sigla terá uma posição de “independência” em relação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

O Partido seguirá independente. Os Ministros filados ao União Brasil não foram indicações nem da Executiva Nacional e nem da liderança. Não há nenhuma proibição para que algum filiado ocupe cargo. Mas o posicionamento da bancada demonstrará a nossa independência”, disse Elmar Nascimento.

As resistências do PT partiram principalmente de governadores do Nordeste ao nome do próprio Elmar Nascimento para comandar o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Para tentar contornar a crise, Lula foi aconselhado a nomear o também deputado federal pelo União Brasil da Bahia, Paulo Azi.

A ideia era, inclusive, trocar a pasta. Em vez da Integração Nacional, que interessa muito aos nordestinos, colocaria o União Brasil no comando do Ministério das Comunicações. Mas entidades sindicais ligada ao PT passaram a também criticar publicamente a escolha, sob o argumento de que a pasta tem que ficar sob comando de partidos de esquerda.

Os vetos explícitos deixaram o comando do União Brasil irritado, aliando-se a vozes dentro da bancada que defendiam manter-se em oposição ao futuro governo. O comando da sigla esperava que não houvesse vetos ao partido, muito menos a Elmar Nascimento, após o deputado relatar e ajudar a aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição

Também o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que tem forte influência sobre os partidos do centrão, entrou na crise. Ele vinha defendendo nos bastidores a nomeação de Elmar Nascimento, considerado seu principal aliado no Congresso.

Lira já estava irritado com o vazamento de sua pretensão de indicar o ministro da Saúde. Mas ele não pretende bater de frente com o futuro governo por enquanto. Pelo menos até ter sua recondução ao comando da Câmara com o prometido apoio dos deputados do PT.


Avatar

administrator