No Fala Mulher desta semana, a Dra. Cibele Alexandra, advogada e Secretária-Adjunta da Comissão de Direitos Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais (OAB-MG), falou sobre os desafios da mulher na área da advocacia.
Cibele Santos começou abordando o tema do direito coletivo, contando sua experiência no 5º Congresso Nacional de Direito Sindical, realizado nos dias 27 e 28 de junho, em Belo Horizonte.
No evento, ela observou a percepção da força coletiva dos próprios participantes, bem como o poder da interação entre eles, que havia sido prejudicada pelo período da pandemia. Cibele enxerga essa coletividade como fundamental, principalmente no atual período que ela percebe como muito individualista.
Contou sua trajetória como mulher negra na advocacia e disse que teve acesso a uma boa instituição de ensino, a Faculdade Milton Campos, mas relatou ter encarado vários desafios para ingressar no meio. Falou dos apoios fundamentais que recebeu e que foram essenciais para alcançar seus objetivos.
Advogou em uma instituição pública, antes de se mudar para a área condominial, onde teve excelente trajetória. No final desse caminho, chegou à área sindical, onde trabalha até os dias de hoje. É sócia de um escritório de advocacia focado nos direitos dos trabalhadores, o Dias Moura Advogados Associados.
Para finalizar, Cibele incentiva às pessoas a entrarem na área da advocacia principalmente pelo aprendizado diário e os desafios múltiplos. A advogada conta que o direito é uma paixão, que requer esforço e dedicação para alcançar o êxito almejado.