No Fala Mulher desta semana, a psicóloga Patrícia Viegas falou sobre a carreira na psicologia e a relação entre dinheiro, comida e vida.

Filha e neta de endocrinologistas, segue o interesse no tema da obesidade e do emagrecimento. É o assunto com que conviveu na infância e mantém relação até os dias de hoje pela profissão dos pais.

Já são 28 anos no mercado da psicologia, desde que se formou na universidade FUMEC. Sua escolha vem da influência de uma grande amiga de infância, Liliane, que a apresentou à psicologia e é referência na profissão.

A psicologia é, segundo Patrícia, seu “norte de vida”, sua função, tarefa e até mesmo valor. Além de tudo isso foi um divisor de águas em sua carreira acadêmica e marcou um momento de transformação e intensificação nos estudos, junto do interesse na leitura, que segue como um hábito nos dias atuais.

Ainda sobre a psicologia, compartilha a experiência de ver a filha trilhando o mesmo caminho. “É um entrosamento a mais, que deu um grande brilho”. A convivência é também motivo de gratidão, já que, além de compartilhar seus ensinamentos, ela aprende muito com a filha.

Já sobre a obesidade, conceitua que não é um adoecimento psíquico e, sim, físico. Então deve ser tratada por médicos, diferentemente da compulsão alimentar, que é um problema psíquico e não está necessariamente associada à obesidade. Patrícia finaliza dizendo que dinheiro, comida e vida têm uma relação completa e estão ligados na maneira de pensar e agir de cada pessoa. Assim como você lida com a vida, vai lidar com o dinheiro e também com a comida.


Avatar

administrator