Mais de 10 mil oportunidades de trabalho foram disponibilizadas durante a quarta edição do Feirão de Empregos promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Realizado nesta terça-feira (23), no Espaço Cento e Quatro, na Praça da Estação, em Belo Horizonte, o evento reuniu trabalhadores em busca de recolocação profissional, primeiro emprego e novas oportunidades de crescimento no mercado de trabalho.

A iniciativa contou com a participação de mais de 50 empresas dos setores de comércio, serviços e construção civil, que realizaram processos de recrutamento e seleção diretamente com os candidatos. Além das vagas oferecidas, instituições parceiras disponibilizaram diversos serviços gratuitos voltados à qualificação profissional e à inclusão produtiva.

Os participantes tiveram acesso a orientações sobre elaboração de currículos, cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine), emissão da Carteira de Trabalho Digital, habilitação ao Seguro-Desemprego e informações sobre cursos de capacitação profissional. O objetivo foi facilitar o acesso dos trabalhadores às oportunidades disponíveis e ampliar as chances de contratação.

Uma das novidades desta edição foi a criação de um espaço dedicado à construção e atualização de perfis na plataforma LinkedIn. A ação foi coordenada pela Diretoria de Políticas para as Juventudes da Sedese e buscou fortalecer a presença dos candidatos nos ambientes digitais de recrutamento, cada vez mais utilizados pelas empresas.

O governador de Minas Gerais, Mateus Simões, destacou a importância de iniciativas que aproximam empregadores e trabalhadores. Segundo ele, a geração de empregos é um dos principais instrumentos para promover desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população. O governador ressaltou ainda que Minas Gerais ultrapassou a marca de um milhão de empregos formais criados desde 2019.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Marcelo Couto Dias, afirmou que o trabalho é um dos principais mecanismos de transformação social, geração de renda e fortalecimento da autonomia das famílias. Para ele, o feirão amplia o acesso da população ao mercado de trabalho e cria oportunidades concretas de inclusão produtiva.

Entre os participantes estava Adriano Jesus Ferreira Santos, de 46 anos, que busca recolocação profissional há seis meses. Ele avaliou o evento como uma oportunidade importante para conhecer empresas e ampliar as possibilidades de contratação. Já a estudante Maria Alice Fiuza Maia, de 19 anos, participou em busca do primeiro emprego, especialmente em programas de Jovem Aprendiz.

O Feirão de Empregos integra uma estratégia mais ampla da Sedese voltada à geração de renda e qualificação profissional. Entre os programas desenvolvidos pela secretaria estão o Minas Forma, o Trajeto Moda e a plataforma Contrata MG, iniciativas que buscam ampliar as oportunidades de emprego e empreendedorismo em todas as regiões do estado.

Foto: Sedese / Divulgação


Avatar

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *