O filme “Marte Um”, do diretor mineiro Gabriel Martins, ganhou oito estatuetas no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro nesta quarta-feira (23). Em 2022, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abrassine) elegeu a obra como o melhor longa-metragem.
Nesta quarta, a obra levou os prêmios de melhor Direção, Fotografia, Som, Roteiro, Filme, Ator, Ator Coadjuvante e Roteiro Original. A entrega foi na Cidades das Artes, no Rio de Janeiro.
“Marte Um” conta a história de uma família negra da periferia de Contagem, na Grande BH, em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita.
O longa mostra também as lutas e tensões vividas pelo casal Tércia e Wellington e as descobertas dos filhos deles, Deivid e Eunice. O sonho do pai é que Deivid se torne um jogador de futebol famoso, mas o menino quer ser astrofísico e participar de uma missão em Marte, a ser realizada em 2030.
No elenco estão Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorín.
“Marte Um” marcou a estreia de Gabriel Martins na direção solo de um longa. O primeiro filme dele, “No coração do mundo”, foi uma parceria com Maurilio Martins.