A sensação térmica em Belo Horizonte voltou a ficar abaixo de 0ºC nesta quinta-feira (16). Durante a madrugada, o frio sentido pelos moradores da capital chegou a -4,9ºC em partes mais altas da cidade. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nesta manhã, segundo o instituto, a mínima foi de 9,6ºC, marcado na estação Cercadinho, no bairro Buritis, região Oeste da cidade.

De acordo com o meteorologista do Inmet, Claudemir Azevedo, a sensação de frio se deve à presença de um ar frio que se estabeleceu sobre Minas Gerais e ainda proporciona baixas temperaturas na capital mineira e também na Região Metropolitana.

Para o decorrer desta quinta, os termômetros devem alcançar 25°C, com umidade relativa do ar em torno de 30%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde deve estar entre 50% e 60%.

Nesta sexta-feira (17), há previsão de aumento das temperaturas mínimas que devem girar em torno de 11ºC, podendo chegar a 26ºC ao longo do dia. Na Grande BH, os termômetros ficam entre 8ºC, pela manhã, com máxima prevista de 27ºC.

No próximo sábado, segundo o especialista do Inmet, há tendência de ligeira elevação das temperaturas em BH e Região Metropolitana. “Entretanto, já na segunda-feira uma nova massa de ar frio mais presente no Sudeste do país vai proporcionar novamente o declínio das temperaturas na Grande BH”, completa.