Em uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (27) com o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Sindipol), o candidato a prefeito Gabriel (MDB) apresentou uma proposta de parceria com a Polícia Civil visando aprimorar a segurança pública em Belo Horizonte. A principal iniciativa discutida foi a criação de uma política de prevenção e conscientização sobre crimes digitais, com foco especial na proteção da população idosa.
Gabriel ressaltou a importância de ensinar os idosos a utilizar dispositivos digitais de forma segura, destacando que essa educação também é uma questão de segurança pública. “Prevenir é fundamental. Ensinar os idosos a usar os celulares não só evita preocupações para nós, filhos, mas também facilita o acesso a serviços públicos, como telemedicina, pagamento de impostos e denúncias de problemas, como focos de dengue”, afirmou.
Além disso, Gabriel comprometeu-se a firmar um convênio entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil para integrar o Registro de Fato Policial (REFAP) e melhorar a eficiência dos serviços. Ele também defendeu a ampliação do acesso dos agentes de segurança municipal ao sistema REDS (Registro de Evento de Defesa Social).
Se eleito, Gabriel garantiu que promoverá uma integração entre as forças de segurança para fortalecer a prevenção e o combate à violência contra a mulher e ao feminicídio, reafirmando seu compromisso com a segurança e bem-estar da população.