O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, alertou sobre o impacto das pressões de grupos de interesse que atuam no Congresso Nacional, contribuindo para o aumento do custo da energia para o setor industrial. A declaração foi feita nesta sexta-feira, 20, durante a abertura do Fórum Estadão Think: “Neoindustrialização apoiada pela transição energética — Como unir a política industrial e a política de sustentabilidade”.

Josué destacou que, embora os lobbies desses grupos possam ser legítimos em alguns casos, eles se tornam prejudiciais quando transferem o custo adicional para outros setores da sociedade, principalmente a indústria. “Existem grupos corporativos defendendo seus interesses no Congresso, e isso acaba resultando em um aumento significativo nos custos para a indústria“, afirmou.

O presidente da Fiesp também mencionou as distorções na reforma tributária, com destaque para a criação do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA), cuja alíquota de referência, segundo o Ministério da Fazenda, pode ultrapassar 28%, em parte devido à pressão de grupos de interesse. “É uma reforma tributária que alinha o Brasil com os 180 países que já adotam o IVA. No entanto, as pressões estão nos levando a uma alíquota de referência que pode superar os 28%”, ressaltou Josué. Ele argumentou que, se não fossem tantas exceções e descontos para segmentos específicos, seria possível adotar uma alíquota de 20%.

Josué ainda fez críticas às distorções estruturais que afetam a economia brasileira, afirmando que elas impedem o país de acelerar seu crescimento. “O Brasil precisa acordar para esses casuísmos e resolver essas questões menores que prejudicam nosso desenvolvimento econômico”, concluiu.

Segundo o presidente da Fiesp, sem enfrentar essas distorções, será difícil promover uma verdadeira modernização industrial e alcançar um crescimento sustentável, especialmente em um cenário de transição energética que exige investimentos robustos e previsibilidade nos custos.


Avatar

administrator