Informações de Contato

Belo Horizonte - MG

Atendimento

O ministro da Economia Paulo Guedes traçou um cenário tenebroso para a economia mundial nesta terça-feira (14). Falando na abertura do 5º Fórum de Investimentos Brasil 2022, em São Paulo, ele afirmou que as finanças globais vão continuar enfrentando turbulência e que a crise não apenas não melhorará tão cedo como vai se agravar.

Apesar disso, ele afirmou ver oportunidades para o Brasil. “A primeira consideração é sobre o que está acontecendo lá fora. É um mar turbulento e eu não acho que vai melhorar tão cedo. Eu acho que vai se agravar bastante a situação da economia mundial”, disse Paulo Guedes na abertura de seu discurso.

Segundo ele, uma conjunção de fatores amplia o problema. Ele elencou uma mudança estrutural na economia, com aumento dos salários em todo o mundo, após um crescimento do mercado asiático, a pandemia da Covid-19 e a guerra da Rússia.

Do ponto de vista de efeitos disso, segundo ele, continuará “a inflação vai subir muito. vai ter recessão e o sistema político vai continuar sob pressão. “Vai ser bem diferente do que foram os últimos 10, 15, 20 anos lá fora, de prosperidade, de muito investimento. É o contrário. vai ter inflação, FED subindo juros, bolsas caindo, muita crise. Muita dificuldade lá fora”, explicou.

Apesar disso, ele vê isso como uma oportunidade para o Brasil, ao explicar que ouviu recentemente da secretária do Tesouro norte-americana, Janet Yellen, que haverá prioridade para investimentos internacionais com facilidade logística e proximidade de relações.

Segundo ele, o primeiro requisito é o de baratear custos logísticos com rotas mais próximas. O segundo, o de priorizar países com boas relações internacionais, para evitar problemas como os que se dão agora com a dependência que a Europa tem da Rússia.

“Aí estamos falando do Brasil. Quem é que está pertinho e é amigo? Tanto da Europa quanto da América quanto da China, quanto a Rússia? O Brasil dança com todo mundo. Desde que o governo Bolsonaro entrou, falou que estamos aqui para recuperar o tempo perdido”, disse, citando acordos comerciais e a tentativa de entrar para a OCDE.

Para Guedes, o crescimento do Brasil está garantido e o país ‘é a nova fronteira de investimentos’. Ele voltou a criticar as previsões de analistas sobre o PIB brasileiro.

 

 

 


Avatar

editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.