O ministro Paulo Guedes afirmou, nesta quinta-feira (21), que o recolhimento de R$ 181,040 bilhões de impostos e contribuições em junho sinaliza que a economia brasileira “está crescendo a um ritmo sustentável”.

“Isso [arrecadação] é importante porque confirma as nossas previsões de que a economia brasileira ia surpreender mais uma vez os analistas, é um sintoma inequívoco de que o crescimento econômico está surpreendendo. Surpreendeu os analistas, surpreendeu a receita”, declarou.

Guedes ressaltou, durante coletiva sobre a arrecadação de junho, que o resultado ocorreu em detrimento do lucro das empresas que, segundo ele, vieram acima do que estava previsto.

A arrecadação registrou o sexto recorde mensal consecutivo em 2022, sendo o dado de junho o maior para o mês desde o início da série histórica, iniciada em 1995. Em razão da alta do recolhimento de tributos, Guedes defendeu as reduções de impostos adotadas recentemente, como no caso do ICMS sobre combustíveis.

“É por esse aumento de arrecadação, bem acima do que era previsto pelos analistas, que se confirma a nossa política de redução e simplificação de impostos”, destacou.