A Índia está em negociações para ampliar as importações de petróleo do Brasil, segundo informou nesta sexta-feira (20) o ministro do Petróleo da Índia, Hardeep Singh Puri. A declaração foi feita após uma reunião com a presidente da Petrobras, onde foram discutidas várias possibilidades de expansão nas trocas comerciais entre os dois países no setor energético.

O ministro indiano destacou, por meio de sua conta na rede social X, que o encontro abordou, além das importações de petróleo, oportunidades de colaboração em projetos de exploração e produção offshore, tanto em águas profundas quanto ultraprofundas, em ambos os países. Essas áreas são estratégicas para o Brasil, devido ao vasto potencial do pré-sal, e também de interesse para a Índia, que busca diversificar suas fontes de energia para atender sua crescente demanda interna.

A Índia, um dos maiores importadores de petróleo do mundo, está explorando maneiras de fortalecer suas relações comerciais com o Brasil, aproveitando o fornecimento estável e as vastas reservas brasileiras. Para a Petrobras, as negociações podem representar um incremento nas exportações de petróleo bruto, consolidando o Brasil como um parceiro energético estratégico para a Índia.


Avatar

administrator