O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta neste domingo (3) para chuvas intensas com grau de severidade classificado como “perigo potencial”, afetando regiões de Minas Gerais e de outros sete estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Em Minas Gerais, áreas metropolitanas, como Belo Horizonte, além das regiões do Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata, Jequitinhonha e Vale do Rio Doce estão entre as áreas que devem ser atingidas.

De acordo com o Inmet, a previsão é de precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) e ventos intensos, com rajadas de até 60 quilômetros por hora (km/h), até as 10h desta segunda-feira. Embora o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas seja considerado baixo, o órgão orienta atenção redobrada.

O instituto recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar sob árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também sugere que aparelhos eletrônicos não sejam utilizados enquanto estiverem ligados à tomada. Para mais informações e emergências, a população pode recorrer à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Além de Minas Gerais, onde áreas como a Metropolitana de Belo Horizonte, o Triângulo Mineiro e o Vale do Rio Doce devem receber chuvas intensas, o aviso se estende a várias regiões no Sul e Sudeste do país. Em Minas, as regiões afetadas incluem Central Mineira, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Noroeste de Minas, Norte de Minas, Jequitinhonha e Vale do Rio Doce. Essas áreas devem ficar em alerta para eventuais impactos das chuvas e ventos.

Além de Minas Gerais, o alerta abrange regiões do Rio Grande do Sul (Sudoeste e Sudeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, entre outras), Santa Catarina (Oeste e Sul Catarinense), Paraná (incluindo Metropolitana de Curitiba, Oeste Paranaense, Centro Ocidental e Oriental Paranaense), São Paulo (Campinas, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Vale do Paraíba Paulista), Rio de Janeiro (Metropolitana, Sul e Norte Fluminense, Centro Fluminense), Espírito Santo (Sul e Central Espírito-santense) e Mato Grosso do Sul (Sudoeste).

Com a chegada das chuvas, o Inmet reforça a importância de medidas de precaução em todo o estado de Minas Gerais, sobretudo nas áreas mais vulneráveis.


Avatar

administrator