Informações de Contato

Belo Horizonte - MG

Atendimento

O inverno chega nesta terça-feira (21) com previsão de ser mais frio e seco do que em anos anteriores em Minas Gerais. Segundo o meteorologista do Climatempo Ruibran dos Reis, a primeira frente fria da estação já chega na próxima semana. Os termômetros devem ficar entre 5 e 11 graus centígrados pela manhã e à noite.

O inverno atípico se deve ao fenômeno La Ninã, fenômeno climático-oceânico caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do oceano pacifico. “Esse fenômeno já vem ocorrendo nos últimos três invernos. Em 2022, vai derrubar a temperatura com 4 frentes frias”, explica Ruibran.

Recorde de frio

Os belorizontinos podem preparar agasalhos e cobertores. “A capital deve ter recordes de temperaturas baixas”, prevê Ruibran. Já no Sul de Minas devem ocorrer geadas na passagem de ar polar ainda em junho.

O meteorologista explica que o inverno também deve ser mais seco com umidade relativa do ar variando de 12% a 20%, principalmente em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Norte e Nordeste do Estado.  “Em setembro, as temperaturas sobem, mas o tempo segue seco. O que pode favorecer as queimadas”, alerta.

Chegada do inverno 

O inverno de 2022 começa astronomicamente às 6h14 do dia 21 de junho, quando ocorre o solstício de inverno, e se estende até às 22h04 do dia 22 de setembro, data do equinócio da primavera.

Como ajudar com doações 

A Arquidiocese de Belo Horizonte está com a Campanha do Agasalho para ajudar famílias que sofrem com o frio. As doações serão destinadas, principalmente, para as pessoas em situação de rua e moradores de vilas e aglomerados. A demanda é maior para peças de vestuário masculinas.

É importante que as doações estejam em bom estado de conservação e limpas. A entrega pode ser feita na Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida (Rua Além Paraíba, 208, bairro Lagoinha), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações: (31) 3422-7141.

Cruz Vermelha 

Neste ano, a Cruz Vermelha está recebendo apenas doações via pix e depósitos bancários, para comprar roupas na quantidade e no tamanho demandados por abrigos e instituições, que já trabalham com moradores em situação de rua.

Instituto Devolver 

O Instituto Devolver, organização sem fins lucrativos, lançou a Campanha do Agasalho com a expectativa de arrecadar 20 mil kits com 1 agasalho e 1 cobertor para ajudar projetos sociais e ONGS apoiadas, e que estão espalhadas pelo país.

Confira os endereços

  • Estação BH – Rua Dresde, 50 a – Europa, Belo Horizonte.
  • Shopping Del Rey – Rua Sumaré, 175 – Vila Sumaré, Belo Horizonte.

 

 


Avatar

editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.