Após um feriadão com sol e frio, os termômetros devem continuar estáveis em Minas Gerais durante a semana, mas com uma pequena elevação da temperatura. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana em Belo Horizonte começa com frio e céu claro a parcialmente nublado, sem previsão de chuva.

Na capital, ao longo da semana, as máximas não devem ultrapassar 26°C, e a temperatura mínima pode chegar a 11°C. Em Minas, os termômetros podem cair para até 5°C nesta segunda-feira (20), mas sofrem elevação no decorrer dos dias.

A meteorologista Anete Fernandes, do Inmet, explica que os próximos dias devem continuar sendo de frio pela manhã, com céu claro a parcialmente nublado – ou de sol, com poucas nuvens – durante a tarde.

A umidade relativa do ar mínima gira em torno de 30% à tarde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde deve estar entre 50% e 60%.

Nesta segunda-feira (20), BH tem previsão de termômetros entre 12ºC e 26ºC. Já na terça e na quarta o dia começa com mínima de 11ºC, enquanto a máxima fica em 25ºC e 26ºC. Na quinta, a temperatura tem ligeira elevação e também gira em torno de 12ºC a 26ºC.

Minas Gerais

Ao longo da semana, as temperaturas vão ter uma pequena elevação em todo Estado. A semana começa, nesta segunda-feira (20), com previsão de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva no Sul. Na faixa Leste, céu parcialmente nublado com névoa úmida ao amanhecer.

A temperatura mínima prevista para o Estado é de 5ºC, no Sul, e a máxima pode chegar a 32ºC no Norte e Noroeste.

No restante da semana, o céu fica claro a parcialmente nublado em todas as regiões do Estado. Na terça-feira (21), a mínima prevista é de 6ºC, no Sul, e a máxima, de 32ºC, no Norte, Noroeste e Triângulo.

Na terça (21) e na quarta (22), a temperatura em Minas deve ficar entre 6ºC e 32ºC. Já na quinta (23), os termômetros devem marcar de 7ºC, na faixa Sul, a 32ºC, no Norte e Noroeste.

Chegada do inverno

Nesta terça-feira (21), o inverno chegará ao Brasil, às 6h14. Segundo a meteorologista Anete Fernandes, o início da nova estação deve ser marcado por tempo estável e sem queda brusca de temperatura.

“Não temos previsão de nova onda de frio intenso por enquanto, mas não podemos descartar. Essa estação é marcada por tempo mais seco e com baixa possibilidade de chuva”, explica.

Contudo, a especialista alerta que, devido a atuação do fenômeno La Niña, que deve persistir durante todo o inverno, é possível que novas ondas de frio possam atingir o Estado.

“O La Niña tem a tendência de potencializar as chuvas nas regiões Norte e Nordeste e reduzir a possibilidade de chuvas mais intensas no Sul e no Sudeste. Com isso, a estação que se aproxima pode ter novos episódios de frio mais intenso, como tivemos em maio’, afirma.