Pesquisa Ipec realizada com entrevistas pessoais, contratada pela TV Globo e divulgada hoje, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente do segundo turno eleitoral, com 55% dos votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 45%. Votos válidos são calculados com exclusão de brancos, nulos e indecisos.
Em comparação com a pesquisa do instituto divulgada na última quarta-feira (5), o cenário é estável e os dois candidatos mantiveram os mesmos números.
De votos totais, Lula tem 51% e Bolsonaro, 42%, no cenário estimulado —quando os eleitores recebem uma lista dos candidatos. Na semana passada, o petista já tinha 51% e o presidente ficou com 43%, ou seja, oscilou um ponto para baixo desde então. Essa variação, no entanto, ocorre dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na apuração das urnas na primeira rodada eleitoral, Lula terminou com 48,43% (57.259.504) dos votos e Bolsonaro teve 43,20% (51.072.345) dos votos válidos. O segundo turno eleitoral acontecerá no dia 30 deste mês.
A pesquisa realizou 2 mil entrevistas face a face entre os dias 8 e 10 de outubro. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-02853/2022 e custou R$ 237.301,76.
Votos válidos
Lula (PT): 55%
Jair Bolsonaro (PL): 45%
Votos totais (estimulado)
Lula (PT): 51%
Jair Bolsonaro (PL): 42%
Branco/nulo: 5%
Não sabe: 2%
A pesquisa também testou a rejeição dos candidatos ao Planalto. Na última semana, ambos oscilaram dentro da margem de erro: Bolsonaro foi de rejeitado por 50% para 48%, enquanto Lula foi de 40% para 42% nesse intervalo.
Jair Bolsonaro (PL): 48%
Lula (PT): 42%
Segundo a pesquisa, 96% dos entrevistados têm convicção de qual será seu candidato no segundo turno. 6% responderam que poderiam mudar de voto.
Sobre o instituto
O Ipec foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos. O Ipec aborda entrevistados em suas casas, localizadas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.