O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), se reuniu na tarde desta terça-feira (17), na capital mineira, com a bancada estadual do PT em Minas Gerais. Antes, Kalil se reuniu, em separado, com o deputado estadual André Quintão (PT), nome que ele levou para o ex-presidente Lula como sugestão de vice na chapa.   Por enquanto, Quintão tem optado por não falar com a imprensa.

De 10 parlamentares da bancada estadual petista, os únicos que não participaram foram o deputado Betão (que está em Juiz de Fora), a deputada Leninha (está de Covid), o deputado Dr. Jean Freire (que está no Jequitinhonha) e o presidente estadual do partido, Cristiano Silveira, que estava em agenda externa e é um defensor da candidatura de Reginaldo Lopes ao senado.

O que Kalil disse

A reunião foi um primeiro passo de aproximação de Kalil para construção da indicação à vice. No encontro, o ex-prefeito contou como foram os últimos dias, desde a reunião com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em que o deputado estadual Agostinho Patrus (PSD) colocou à disposição o cargo de vice até a reunião de Kalil com Lula, na qual ele sugeriu o nome de André Quintão.

Retrospectiva

Ainda na retrospectiva, depois desses dois encontros e do encontro de Lula com Kassab, foi a vez de Lula se reunir com os petistas, na última segunda-feira (16). Após receber a proposta de Kassab, que liberou a vice para o PT indicar um nome, Lula chamou Gleise Hoffman, presidente nacional da legenda e Reginaldo Lopes, pré-candidato ao senado, para designar Reginaldo coordenador da campanha dele em Minas e responsável pela construção do palanque dele no Estado.

Apoio nacional

Fontes da coluna disseram que Lula disse o seguinte: “Tem que fechar com Kalil” e Reginaldo saiu de São Paulo com a missão.  Nesta terça (17), aqui em Brasilia, Reginaldo Lopes tenta costurar um apoio do PSD nacional para Lula no primeiro turno, além de tentar construir o palanque em Minas.  O apoio nacional, segundo petistas, pode aumentar muito a possibilidade de a vice em Minas ser fechada com facilidade.

Quintão x Lopes

Kalil sugeriu André Quintão e o PT pode indicar Reginaldo Lopes. No entanto, o deputado federal não quer a vice. Se não for disputar o senado, para que Alexandre Silveira fique com o cargo na chapa, a probabilidade maior é que Reginaldo Lopes dispute o cargo de deputado federal.

Como é o coordenador de Lula e estará com o presidente em todas as agendas, Lopes tem potencial para garantir votos para ele, tendo chances de ser o deputado federal mais votado em Minas e ainda ajudar a puxar Gleide Andrade, tesoureira nacional do partido, para quem ele deixaria parte de seu eleitorado, caso fosse candidato ao senado.

Próximas reuniões

Depois do encontro nesta terça (17) com a bancada estadual, Kalil ainda deve se reunir com a federal. E na quarta ou quinta-feira, Alexandre Kalil, Reginaldo Lopes e Agostinho Patrus devem se reunir também. Ao desistir da vice, Agostinho, pode se candidatar à reeleição, pode ocupar uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado ou até um cargo no governo federal, se Lula for eleito.

Avanço

Até a conversa entre Kassab e Lula avançar, Lula mantinha a pré-candidatura do deputado federal Reginaldo Lopes ao Senado e o PSD mantinha a pré-candidatura do senador Alexandre Silveira, o que era um entrave para o apoio de Lula à Kalil.

Ao retornar ao páreo para ser líder de Bolsonaro no Senado e ao ser cotado como candidato ao senado na chapa do governador Romeu Zema (Novo), Silveira movimentou o jogo e Gilberto Kassab e Lula entraram em campo para mediar a aliança entre PT e PSD em Minas. O acordo entre os líderes nacionais salva a candidatura de Kalil, garante um palanque forte para Lula em Minas e mantem Alexandre Silveira pré-candidato ao senado.