A pouco mais de um mês do prazo para desincompatibilizações, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) mantém os planos de renunciar à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para se dedicar à pré-candidatura ao governo de Minas Gerais.

O Aparte apurou que o Executivo já se prepara para que o vice-prefeito Fuad Noman (PSD) assuma a administração municipal em 26 de março, já que os planos de Kalil são tornar pública a renúncia no dia anterior, quando comemora 63 anos.

À reportagem, pessoas próximas de Kalil afirmam, reservadamente, que ele está “superanimado” em ser candidato ao governo de Minas porque avalia o cenário como promissor. Um interlocutor garante que não há possibilidade alguma de o prefeito eventualmente desistir da candidatura. “Por que ele desistiria quando Zema enfrenta a sua pior crise?”, questiona, ao lembrar a greve das carreiras da segurança pública.

Além disso, o governador enfrenta um grande desgaste junto à Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) devido à proposta de adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O Executivo foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) em busca de obrigar a ALMG a pautar o projeto, já que se esgotou o prazo da tramitação em regime de urgência.

A potenciais aliados, o próprio Alexandre Kalil garantiu nos últimos dias que a candidatura ao governo de Minas é irreversível. “Ele é candidatíssimo”, afirma um aliado. “Conversei com ele e a equipe toda, e ele é candidato, sim. Tanto é que ele está rodando”.

Conforme apurou o Aparte, Kalil fez duas viagens ao interior em fevereiro, nos finais de semana. A agenda deve ser retomada já no primeiro final de semana de março. As viagens nos fins de semana são frequentes desde outubro de 2021.

Embora não assegure a candidatura quando questionado publicamente, Kalil é cobiçado e até já discute possíveis acordos. Em 11 de fevereiro, o prefeito recebeu o pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT), a quem apoiou na campanha de 2018.

O pedetista busca um palanque em Minas gerais, assim como o também pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve se encontrar em breve com Kalil.

Fonte: Aparte