Depois da Black Friday e do Natal, as liquidações de início do ano prometem movimentar o comércio da capital mineira. Dados do IBGE reforçam o potencial desse período: em janeiro de 2024, as vendas do comércio varejista em todo o país cresceram 4,1% na comparação com o mesmo mês do ano de 2023. Em Belo Horizonte o mês de janeiro de 2024 também fechou com crescimento. O levantamento “Termômetro de Vendas”, elaborado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) mostrou que houve um incremento de 1,84% no volume de vendas em comparação com o mesmo mês do ano de 2023.
Segundo o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, no início do ano é comum que lojas de todo o país organizem promoções e descontos especiais com o objetivo de atrair os consumidores e abrir espaço nos estoques para novos produtos e coleções. “Essas promoções ajudam a movimentar o comércio em um período em que as vendas tendem a ser menores em função das férias. Mas, com a popularização dessas promoções e, cada vez mais lojistas aderindo a essa estratégia, os consumidores também estão se programando para aproveitá-las”, explica. “Muitos deixam para realizar a troca de presentes entre os familiares e amigos neste período, já que os preços estão mais baixos, e muitas pessoas reservam uma parte do 13° salário para aproveitar as ofertas”, completa.
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