Começou a ser divulgado nesta quarta-feira (6) o resultado dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A chamada regular dos estudantes selecionados, que irão se matricular no segundo semestre de 2022, pode ser acessada neste link do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O link disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) apresentou instabilidade e a página de consulta não estava disponível às 17h02 desta quarta-feira (6), quando esta matéria foi atualizada.

O Sisu é o processo de seleção do Ministério da Educação que disponibiliza vagas em instituições públicas de ensino superior a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As instituições de ensino que ofertam as vagas podem ser universidades e institutos que possuem administração federal, estadual ou municipal.

Os estudantes aprovados na chamada regular foram selecionados para as opções de cursos indicados na hora da inscrição no Sisu, a partir da nota obtida no Enem 2021.

Não perca a matrícula

É importante estar atento aos próximos prazos do cronograma do processo de seleção. A matrícula ou o registro acadêmico deve ser feito entre os dias 13 e 18 de julho, diretamente na Instituição em que o estudante conseguiu garantir a vaga. Para não perder a matrícula é importante observar os dias, horários e locais de atendimento que cada instituição definiu em seu edital próprio.

Na hora da matrícula, é preciso apresentar um documento original com foto, CPF, certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar, entre outros documentos. A lista completa está disponível neste documento divulgado pelo MEC.

Para aqueles estudantes que irão concorrer pelo regime de cotas, é necessária a comprovação da renda familiar e de que realizou o Ensino Médio integralmente na rede pública de ensino.

Lista de espera

Os estudantes que não alcançaram nota para serem contemplados na chamada regular podem solicitar sua participação na lista de espera a partir desta quarta-feira (6). Este prazo vai até o dia 18 de julho e a solicitação pode ser acessada neste link.

A lista de espera é a chamada feita pelas instituições participantes para garantir o preenchimento das vagas que não foram ocupadas na chamada regular.

Esta edição do Sisu está ofertando 65.932 novas vagas em 2 mil cursos de graduação localizados em 73 instituições públicas de ensino superior.

Confira as próximas datas do cronograma do Sisu 2022/2:

-Resultado da chamada única: 6 de julho;

-Matrícula ou registro acadêmico: 13 a 18 de julho;

-Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 6 a 18 de julho.

 

 

 

 


Paola Tito