O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou 4 pontos percentuais de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida eleitoral ao Planalto. É o que aponta a nova pesquisa da BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (15/8).

Lula voltou ao patamar de 45%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro ficou estacionado nos 34%. A diferença entre os dois, hoje, está em 11 pontos percentuais. Na simulação de 2º turno, Lula foi a 53%, enquanto Bolsonaro oscilou de 39% para 38%.

De acordo com a pesquisa, o petista atraiu eleitores indecisos ou que falavam em anular seus votos. Além disso, a desistência do deputado André Janones (Avante-MG),que até então tinha 2% das intenções de voto, também colaborou com o resultado.

Ainda segundo a pesquisa, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) teve 8%, 1 ponto percentual a mais do que os 7% da pesquisa da semana passada, e Simone Tebet (MDB) registrou 2%, 1 ponto percentual a menos do que na mostra anterior.

Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somaram 1%, outros 2% não souberam ou não responderam e 5% declararam não votar em nenhum dos candidatos.

Segundo turno

Na simulação de um possível segundo turno, o ex-presidente segue na liderança por 53% contra 38% do presidente. Anteriormente, Lula pontuara 51% e Bolsonaro, 39%. Nessa simulação, Lula cresceu 2 pontos percentuais e Bolsonaro cresceu.

Lula venceria Ciro por 50% a 29% e Simone por 54% a 26%. Ciro bateria Bolsonaro por 47% a 39%. Em eventual segundo turno entre Bolsonaro e Simone haveria empate técnico: 42% a 40% para o atual presidente.