O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou a previsão de visita à sede da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nesta quarta-feira (6). Segundo o Planalto, Lula manterá agenda de reuniões no Palácio da Alvorada, residência oficial em Brasília.

O presidente deve aproveitar as próximas horas para se reunir com líderes partidários e tentar destravar a reforma ministerial, prometida há meses para incorporar o PP e o Republicanos à Esplanada dos Ministérios e ampliar a base de apoio do governo no Congresso.

No fim da manhã, o g1 e a TV Globo apuraram que o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, estava com Lula no Alvorada para tratar do tema.

O redesenho da Esplanada dos Ministérios deve afetar principalmente três partidos:

PSB: o partido do presidente Geraldo Alckmin (PSB) pode perder espaço para que o governo consiga incluir o Centrão na Esplanada;
PP: tenta conseguir o controle da Caixa Econômica e do Ministério do Esporte – pasta que o partido quer ver turbinada e com mais dinheiro;

Republicanos: o partido pode ficar com o Ministério de Portos e Aeroportos, hoje nas mãos do PSB, e tenta também o comando da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O redesenho ainda não está fechado, e a TV Globo apurou que dirigentes do PSB estão particularmente insatisfeitos com as mudanças.

Alguns chegaram a falar em deixar a base do governo Lula, o que dificilmente aconteceria dado o espaço atual do partido no Executivo.

Se o martelo for batido com relação ao plano atual, Lula conseguirá concluir a reforma ministerial sem mexer em pastas importantes como Saúde, Educação e Desenvolvimento Social – que, nos últimos meses, chegaram a figurar nas bancas de apostas.

Lula tenta destravar o tema ainda nesta quarta porque, na quinta (7), participa do desfile de 7 de Setembro e viaja em seguida para a Índia, onde participa de reunião do G20.

O presidente tem ainda uma viagem para Nova York este mês, para a Assembleia-Geral da ONU, e nomes a indicar para a procuradoria-geral da República e o Supremo Tribunal Federal. Tudo isso, teoricamente, antes do fim do mês, quando passará por cirurgia no quadril.


Avatar

administrator