O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou nesta terça-feira, 3, o desempenho acima do esperado da economia brasileira no segundo trimestre de 2024. Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,4% entre abril e junho, superando as expectativas do mercado, que projetavam uma alta de 1%.

Em comparação ao segundo trimestre de 2023, o PIB registrou um crescimento de 3,3%, também acima das previsões. O valor total dos bens e serviços finais produzidos no Brasil no período alcançou R$ 2,9 trilhões em valores correntes.

Mais uma boa notícia para a economia. O PIB cresceu 1,4% no 2º trimestre de 2024, uma alta de 3,3% em relação ao ano passado. Crescimento que se soma ao aumento dos empregos, consumo das famílias e melhor qualidade de vida. Sem bravata e mentiras. É isso que importa”, declarou Lula em sua conta no Threads.

O desempenho positivo foi impulsionado pelos setores de serviços (1%) e indústria (1,8%), enquanto a agropecuária teve uma retração de 2,3% no trimestre. No lado da demanda, houve crescimento no consumo das famílias e do governo, ambos com alta de 1,3%, e na Formação Bruta de Capital Fixo, que subiu 2,1%.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), também comentou o resultado, indicando que a projeção do governo para o crescimento do PIB em 2024 poderá ultrapassar 2,7% ou 2,8%, frente à estimativa atual de 2,5%, o que pode levar a uma revisão das previsões de arrecadação tributária para o ano.

 


Avatar

administrator