O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve uma conversa por telefone com o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton nesta quinta-feira (22). De acordo com informações do Palácio do Planalto, a ligação durou cerca de 35 minutos.
Durante a conversa, Lula parabenizou Clinton pelo discurso proferido na convenção do Partido Democrata, realizada na quarta-feira (22). No discurso, o ex-presidente norte-americano fez críticas a Donald Trump e destacou a escolha de Kamala Harris como uma clara opção para a presidência dos Estados Unidos.
O Palácio do Planalto informou que Lula também enfatizou a importância de fortalecer a democracia como forma de combater o extremismo. Além disso, o presidente brasileiro discutiu compromissos com a transição energética e a proteção das florestas, com o objetivo de apresentar resultados positivos nas próximas conferências climáticas: a COP 29, no Azerbaijão, e a COP 30, em Belém (Pará).
Durante a conversa, Bill Clinton elogiou o progresso do Brasil no combate ao desmatamento e convidou Lula para participar de um evento da Fundação Clinton sobre Mudança do Clima, que acontecerá em setembro.