O presidente Lula (PT) discursou hoje no encerramento da segunda cúpula virtual “Vozes do Sul Global”. O evento foi fechado.
Lula disse que tragédias humanitárias evidenciam a “falência” das instituições internacionais.
“Por não refletirem a realidade atual, elas perderam efetividade e credibilidade. Em seu mandato no Conselho de Segurança da ONU, o Brasil tem trabalhado incansavelmente pela paz. Mas as soluções são reiteradamente frustradas pelo direito de veto“, disse Lula.
Precisamos resgatar a confiança no multilateralismo. Precisamos recuperar nossas melhores tradições humanistas. Nada justifica que as principais vítimas dos conflitos sejam mulheres e crianças.
Com um veto dos EUA, o Conselho de Segurança da ONU não conseguiu aprovar, no mês passado, a resolução costurada pelo Brasil. O texto propunha que uma pausa humanitária fosse estabelecida na Faixa de Gaza para socorrer milhares de civis.
Na quarta-feira, um texto proposto por Malta que foca na situação das crianças e acabou obtendo os votos suficientes. Com isso, o Conselho de Segurança da ONU conseguiu chegar a um acordo para pedir uma pausa humanitária em Gaza.
Apesar de pedir a pausa, a resolução não faz um apelo pelo fim de hostilidades, como queria o Brasil. Imediatamente após a aprovação, o governo de Benjamin Netanyahu deixou claro que iria cumprir o que o texto pede.