Por Edilene Lopes – Brasília
Depois de se encontrar com o presidente Lula (PT), o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional, vai receber o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), nesta quarta-feira (24), às 14h30, para discutir a renegociação da dívida de R$ 160 bilhões do estado com a União.
Os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira; da Fazenda, Fernando Haddad; da Casa Civil, Rui Costa; e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite também participam da reunião.
Segundo o senador Rodrigo Pacheco, o presidente Lula demonstrou interesse na federalização, na aquisição de estatais de Minas Gerais, como Copasa, Cemig e Codemig.
Além da federalização, a proposta de Pacheco prevê um encontro de contas em que Minas possa usar créditos para abater da dívida de R$ 160 bilhões com a União.
Uma das possibilidades é repassar a indenização do acordo de Mariana para que o governo federal faça a execução dos recursos em Minas.
Apesar de Zema insistir no Regime de Recuperação Fiscal, a proposta de Pacheco, segundo ele, substitui a RRF e pode abranger outros estados que queiram renegociar as dívidas com a União.
De acordo com o senador, o texto apresentado por ele será analisado por técnicos do Ministério da Fazenda e pode ser protocolado em forma de Projeto de Lei Complementar (PLC) pelo Executivo ou pelo Parlamento.
Pacheco disse ainda que o papel dele é de interlocução, já que, o governo de Minas, “em 11 meses não teve diálogo com a União”.