O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira (22) de uma série de encontros na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, tendo como destaque a situação da Palestina. O principal evento do dia será a Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados, marcada para as quinze horas no horário local (dezesseis horas em Brasília).
Convocado pela França e pela Arábia Saudita, o encontro busca estimular a comunidade internacional a apoiar a criação de um Estado Palestino. O Ministério das Relações Exteriores informou que o governo brasileiro espera que a conferência sirva de impulso para que mais países reconheçam oficialmente a Palestina.
No domingo (21), os primeiros-ministros do Reino Unido, Keir Starmer; do Canadá, Mark Carney; e da Austrália, Anthony Albanese, anunciaram formalmente, por meio de redes sociais, o reconhecimento do Estado Palestino. Em seus comunicados, eles condenaram as ações militares de Israel em Gaza, que resultaram na morte de dezenas de milhares de pessoas, incluindo um grande número de civis. Ao mesmo tempo, responsabilizaram o grupo islâmico Hamas pelo ataque de outubro de 2023, que deixou centenas de mortos e sequestrados durante uma festa em Israel, próximo à Faixa de Gaza. Os líderes também destacaram que o Hamas não deve integrar o futuro Estado Palestino.
Lula embarcou para os Estados Unidos no domingo (21), acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, além de outros ministros e especialistas. Na terça-feira (23), ele fará o tradicional discurso de abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU, como ocorre desde 1955. A fala de Lula será precedida pelos discursos do secretário-geral da ONU, António Guterres, e da presidente da Assembleia, Annalena Baerbock.
Na quarta-feira (24), Lula participa da segunda edição do evento “Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo”, que contará com representantes de cerca de trinta países. A iniciativa, liderada pelo Brasil, Chile e Espanha, pretende fortalecer a cooperação internacional contra a desinformação, o discurso de ódio, a desigualdade social e a deterioração das instituições. A primeira edição ocorreu no Chile, em julho, e resultou em uma declaração conjunta.
Ainda na quarta-feira, Lula copresidirá, ao lado de Guterres, um encontro sobre crise climática, voltado para a apresentação de novas metas de contribuições nacionalmente determinadas (NDC, na sigla em inglês).
Durante sua estada em Nova York, Lula também comandará um evento brasileiro para mobilizar apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que será lançado em Belém, e participará de uma reunião do Centro Global de Adaptação, que discutirá estratégias de adaptação às mudanças climáticas.
Foto: Juan Seguí Moreno/Divulgação

