O presidente Lula (PT) afirmou hoje que a crise de segurança pública no Rio de Janeiro não é assunto de responsabilidade de governos locais e defendeu ser um “problema do Brasil”.

Lula disse que cenas de ônibus queimados deixaram o Rio parecendo a Faixa de Gaza.

O problema da violência no Rio de Janeiro, era muito fácil ficar vendo aquelas cenas de ontem que apareciam na televisão, e antes de ontem, que parecia a própria Faixa de Gaza de tanto fogo e de tanta fumaça, e dizer que é um problema do Rio de Janeiro, um problema do prefeito Eduardo Paes, é um problema do governador”, afirmou o presidente.

“Não, é um problema do Brasil. É um problema nosso que nós temos que tentar encontrar a solução“, disse o presidente Lula.

Lula também afirmou que a guerra entre Israel e o Hamas é um “genocídio“.

O problema é o seguinte: não é uma guerra, é um genocídio que já matou quase duas mil crianças que não têm nada a ver com essa guerra, que são vítimas dessa guerra. Sinceramente, eu não sei como um ser humano é capaz de guerrear, sabendo que o resultado dessa guerra é a morte de criança inocente”, acrescentou.

Presidente instalou e participou da 1ª reunião plenária do Conselho da Federação.

Órgão colegiado criado pelo governo tem 18 membros, com participação de autoridades de estados e municípios, e vai “subsidiar e promover a articulação, a negociação e a pactuação de estratégias e de ações de interesses prioritários comuns”.


Avatar

administrator