O presidente Lula (PT) pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas do avião que caiu em Vinhedo (SP) nesta sexta-feira (9). A aeronave transportava 62 pessoas e caiu durante a tarde. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, e, segundo a Polícia Militar, não há informações sobre sobreviventes. As buscas continuam no local.
Lula foi informado do acidente enquanto participava da cerimônia de lançamento da Fragata Tamandaré, da Marinha, em Itajaí (SC). “Primeiro, tenho de ser portador de uma notícia muito ruim e queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio, porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo”, disse ao iniciar seu discurso. “Parece que todos morreram”, acrescentou antes de fazer uma pausa. Ele também prestou solidariedade a familiares e amigos das vítimas em uma postagem no X (antigo Twitter).
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, foi enviado para São Paulo para montar um comitê de crise e auxiliar nas operações de busca e apoio às famílias. Lula destacou a gravidade do acidente e a necessidade de tratar as famílias das vítimas com respeito e carinho.
Detalhes do acidente
A aeronave transportava 58 passageiros e quatro tripulantes, conforme informado pela Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo. Após a queda, algumas casas foram atingidas, de acordo com a Defesa Civil de São Paulo, que enviou uma equipe ao local.
O avião saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP), decolando às 11h50, segundo o FlightAware, com previsão de aterrissagem às 13h45. O modelo da aeronave era ATR-72, pertencente à Voepass Linhas Aéreas.