O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira, dia 9, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, para uma visita de Estado ao Brasil. O encontro tem como objetivo ampliar o comércio bilateral e discutir novas parcerias entre os dois países, com destaque para as áreas de turismo, investimentos e cooperação econômica.

Ramaphosa foi recebido no Palácio do Planalto pouco depois das 10 horas da manhã. A programação oficial incluiu um encontro restrito entre os dois presidentes, seguido de uma reunião ampliada com integrantes das delegações governamentais dos dois países. Também estão previstas a assinatura de atos de cooperação e uma declaração conjunta à imprensa.

Brasil e África do Sul mantêm desde 2010 uma parceria estratégica, considerada um dos níveis mais elevados nas relações diplomáticas entre dois países. Esse tipo de acordo envolve cooperação em diversas áreas e diálogo permanente sobre temas de interesse comum.

Entre os assuntos que fazem parte da agenda bilateral estão defesa e segurança, energia nuclear, investimentos, cooperação técnica e ampliação do acesso a mercados. Além disso, os dois países mantêm diálogo frequente em fóruns multilaterais e organizações internacionais.

O comércio entre Brasil e África do Sul alcançou cerca de US$ 2,3 bilhões em 2025. Entre os principais produtos exportados pelo Brasil para o país africano estão carnes de aves e suas miudezas, que representaram 16,2% das vendas, seguidas por açúcares e melaços, com participação de 8,3%, e veículos rodoviários, responsáveis por 6,9% das exportações.

Já as importações brasileiras provenientes da África do Sul são concentradas principalmente em metais e minerais. A prata, a platina e outros minerais do grupo da platina representam cerca de 53,9% das compras brasileiras no país africano.

Após a agenda oficial no Palácio do Planalto, as delegações seguem para o Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, onde participarão de um almoço oficial. No local também será realizada a abertura do Fórum Empresarial Brasil–África do Sul, que reunirá empresários e representantes do setor produtivo dos dois países.

Durante a visita oficial, o presidente sul-africano também deve cumprir agenda institucional em Brasília. Estão previstas visitas ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, compromissos que fazem parte do protocolo tradicional de visitas de Estado ao Brasil.

Nos últimos anos, Lula também realizou viagens oficiais à África do Sul. Em 2023, o presidente participou da 15ª Cúpula do Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que posteriormente ampliou sua composição com novos integrantes.

Já em 2025, Lula voltou ao país africano para participar da 20ª reunião de cúpula do G20, fórum internacional que reúne as principais economias do mundo para discutir temas econômicos e de governança global.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil


Avatar

administrator