O governo federal lançou um programa interministerial pela promoção de direitos para pessoas com deficiência nesta quinta-feira (23). Chamado Novo Viver Sem Limite, o plano tem previsão de investimento de R$ 6 bilhões.

O presidente Lula criticou o “capacitismo” e disse que programa é “desafio para serviços públicos, que precisam se adaptar”. O próprio presidente já foi criticado por ter feito uma declaração capacitista na época de sua cirurgia no fêmur —ele disse que não seria fotografado “de andador e muleta”.

O Novo Viver sem Limite é a reformulação de um programa lançado em 2011, durante o governo de Dilma Rousseff (PT). As políticas públicas do plano focam em direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais das pessoas com deficiência e de suas famílias.

O programa terá duração de quatro anos, com revisão anual das metas das 100 ações previstas. No ato de lançamento, Lula assinou decretos para criar o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e para instituir a Câmara Interministerial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, responsável pela gestão do Plano.

Entre as ações, estão a compra de ônibus de transporte escolar acessíveis, escolas com recursos multifuncionais e mesas ginecológicas e mamógrafos adaptados, entre outras.


Avatar

administrator