O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu, na terça-feira (30), construir uma proposta com os estados para combater o crime organizado no país. Além disso, Lula disse que pretende se reunir com ministros que governaram estados para avaliar o tema da segurança pública.
A declaração do presidente foi feita em entrevista à TV Centro América, filiada da Globo em Mato Grosso.
“Estou convocando a reunião do Ministério da Justiça com os oito ministros que eu tenho que já foram governadores de estado”, disse Lula. A ideia seria discutir as experiências que eles tiveram quando foram chefes de Executivo local.
“A partir desse esboço, da primeira proposta de projeto, a gente vai convocar uma reunião com os 27 governadores de estado. Porque nós temos que pactuar. Nós temos que pactuar qual é o papel do governo federal, qual é o papel do governo estadual”, declarou Lula.
“Onde é que vão entrar as Forças Armadas, onde é que vai entrar a Polícia Nacional, onde é que vai entrar a Polícia Federal? Porque tudo tem que ser combinado. Porque a Polícia Federal não pode entrar no estado para resolver um crime estadual”, acrescentou.
“Queremos construir uma coisa acertada, com 27 estados, para que a gente possa apresentar para a sociedade brasileira a ideia definitiva de que a gente vai combater o narcotráfico, o crime organizado, o contrabando de armas, o contrabando de gás, o contrabando de ouro, o contrabando de tudo nesse país”, finalizou Lula.