O ex-secretário Mateus Simões foi confirmado como candidato a vice-governador na chapa do atual ocupante do Palácio Tiradentes, Romeu Zema (Novo). A escolha se deu após fracassar a tentativa de aliança com o PSDB e o Cidadania, que poderia levar o jornalista Eduardo Costa à posição na chapa.

A confirmação de Simões já era esperada pelo fato de a convenção do Novo ter colocado que um dos dois seriam escolhidos. Como a federação formada pelo PSDB e pelo Cidadania, controlada pelos tucanos, barrou a aliança, só restava a Zema a escolha pelo ex-secretário. A chapa se completa com Marcelo Aro (PP) concorrendo ao Senado.

“Caminhar ao lado do Governador Romeu Zema é um privilégio e fazer isso a serviço de Minas é uma honra ainda maior. Fico feliz que essa caminhada possa ser construída em conjunto com os partidos da coligação e nossos deputados, deste e do próximo mandato. Estamos no rumo certo e o foco agora será acelerar, principalmente, na ação social para quem mais precisa”, afirmou Simões em comunicado divulgado à imprensa.

Embora uma ala importante do Novo sempre tenha defendindo o nome de Mateus Simões, o governador Romeu Zema chegou a dizer, em junho, em entrevista à rádio , que preferia que o vice fosse de outra legenda. “Eu até quero deixar claro aqui que prefiro que seja alguém que não seja do Novo. Criou-se uma ideia totalmente equivocada que o Partido Novo é fechado a coligações e alianças, e não é verdade”, disse, na ocasião.

Ao longo do período de pré-campanha, vários nomes foram aventados. Um deles, o do próprio Marcelo Aro, escolhido como candidato ao Senado. Bilac Pinto também foi cogitado, mas Eduardo Costa recebeu o aval do próprio Zema. Contudo, o PSDB irritou-se com a proposta feita a um partido da federação e barrou a tentativa. O Cidadania, por força da federação, apoiará a candidatura de Marcus Pestana (PSDB), que não tem um vice definido e que terá Bruno Miranda (PDT) como candidato ao Senado.


Paola Tito