Nesta segunda-feira (16), durante uma visita ao Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, o candidato do Republicanos à prefeitura de Belo Horizonte, Mauro Tramonte, destacou os problemas enfrentados pelos usuários do SUS em relação ao tempo de espera para exames e consultas. Segundo Tramonte, o sistema público perde milhões de exames e consultas todos os anos devido à falta de estrutura e médicos suficientes. Ele ressaltou a necessidade de equipar melhor os centros de saúde, UPAs e centros de diagnóstico, além de contratar mais médicos especialistas para reduzir o tempo de espera.
Tramonte relatou casos de moradores que sofrem com a demora no atendimento, como o de uma senhora que esperava, desde janeiro, uma consulta para a filha de quatro anos e um caminhoneiro que perdeu o emprego por não conseguir marcar um cardiograma. Diante desses relatos, o candidato afirmou que é preciso investir na saúde pública com urgência, equipando adequadamente as unidades e criando um sistema de marcação de consultas mais eficiente, como o “WhatsApp da saúde”, para evitar o desperdício de consultas.
Além disso, Tramonte enfatizou que, se eleito, sua gestão dará prioridade à contratação de mais médicos e especialistas para assegurar que a população tenha acesso rápido e de qualidade aos serviços de saúde. Segundo ele, “as pessoas estão perdendo empregos e qualidade de vida por falta de exames, e isso precisa mudar”. Ele garantiu que, a partir de janeiro, sua administração tomará medidas para reverter esse cenário, melhorando o atendimento no setor de diagnósticos e outros serviços de saúde essenciais para a população de Belo Horizonte.
Foto: Ramon Bittencour